Fim da novela: Apple e Qualcomm firmam acordo e vão acabar com todos os processos! [atualizado 2x]

Aleluia, irmãos: um dia após o julgamento do caso Apple vs. Qualcomm começar em San Diego (Califórnia, Estados Unidos), as empresas acabam de anunciar que finalmente chegaram a um acordo e acabarão com todos os processos que têm abertos uma contra a outra pelo mundo.

E vejam só: o acordo envolve, sim, um pagamento que a Apple fará à Qualcomm (de valor não-divulgado). Além disso, obviamente, ele também cobre todo o litígio que envolvia a Qualcomm e fornecedoras da Apple na Ásia.

As companhias estão firmando um acordo de licenciamento de tecnologias de seis anos, válido a partir de 1º de abril de 2019, incluindo uma opção de estendê-lo por mais dois anos, bem como um acordo de fornecimento de chipsets válido por “vários anos”.

Esse “acordo de fornecimento” pode indicar, portanto, que a Apple concordou em voltar a utilizar modems da Qualcomm em iPhones, iPads e outros de seus produtos — o que pode ter a ver, é claro, com a tal corrida pelo 5G.

O julgamento da disputa entre elas em San Diego só deveria acabar, segundo previsões, em maio. Felizmente, não precisaremos mais ficar acompanhando essa novela chata e que, no final das contas, só nos prejudicava como consumidores.

Atualização 16/04/2019 às 16:30

Wall Street, é claro, reagiu muito bem ao acordo: as ações da Qualcomm [$QCOM] estão disparando 21% neste momento, cotadas a US$69. Já a $AAPL está subindo 0,3%, a US$199,80.

Atualização II 16/04/2019 às 18:50

Uma fonte Nikkei Asian Review próxima às negociações entre as empresas disse que agora é tarde para a Apple implementar modems da Qualcomm nos iPhones que serão lançados este ano, mas que muito provavelmente a Maçã voltará a usar ela como fornecedora em 2020 (provavelmente nos seus primeiros smartphones com 5G).

“A Apple estava um pouco preocupada com a possibilidade de uma única fornecedora de modems poder afetar os planos de introduzir seu primeiro smartphone com 5G no ano que vem”, afirmou uma dessas fontes anônimas do veículo.

A Apple já estaria inclusive realizando testes internos com os modems 5G da Qualcomm para futuros iPhones, dizem elas.

via MacRumors

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários