Apple está priorizando reparo de teclados de MacBooks [Pro/Air] em suas lojas

Até o presente momento, os problemas nos teclados dos MacBooks, MacBooks Pro e MacBooks Air (com mecanismo borboleta) não têm sido lidados com particular destreza pela Apple. A empresa pediu desculpas pelas dores de cabeça enfrentadas pelos usuários afetados, mas não deu nenhum sinal de que iria tomar providências maiores para desatar esse nó. Agora, ao menos uma medida paliativa está sendo tomada.

O MacRumors pôs as mãos num comunicado distribuído pela Apple a todas as suas lojas ao redor do mundo afirmando que, daqui em diante, reparos de Macs com teclados borboleta defeituosos devem ser priorizados. As lojas devem fazer os consertos em suas próprias dependências — em vez do procedimento usual de enviar os computadores para um centro de reparo da Maçã — e os Macs devem ser devolvidos aos seus donos em no máximo um dia.

Para possibilitar o reparo dos Macs nas lojas, a Apple enviou, junto ao comunicado, uma série de peças e equipamentos adicionais que os técnicos usarão nos consertos. Com isso, consumidores afetados não mais precisarão esperar entre três e cinco dias úteis para que seus preciosos computadores sejam devolvidos.

É bom notar que, apesar da nova política, os teclados com mecanismo borboleta de terceira geração (presentes nos novos MacBooks Air e MacBooks Pro lançados em 2018) continuam fora da cobertura do programa de reparos para modelos anteriores. Ou seja, donos das máquinas mais recentes poderão fazer o conserto dos teclados gratuitamente apenas se estiverem dentro do período de garantia (ou do AppleCare+); caso contrário, o reparo será cobrado.

Isso, claro, até segunda ordem: caso a Apple chegue à conclusão de que, mesmo a geração mais recente do teclado tem um problema de projeto, o programa de reparos também deverá ser estendido para as máquinas mais novas. Ao menos é o que esperamos, certo?

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Comentários

15 comments

  1. “Reparo” = transfusão da placa-mãe para um case novo – porque consertar em definitivo o lixo que é esse teclado, isso eles não fazem 😛

  2. A Apple as vezes gosta de sofrer. Porra, já não deu certo na primeira geração da borboleta, pra que insistir por sabe se lá quantas mais gerações ? Não vai ser uma membrana extra que vai resolver o problema.

    Só tem uma solução, engrossar os Macs e por um teclado parrudo. Ou a menos amigável, um teclado Touch.

  3. A duvida é simples, tá dando problema em uma quantidade razoável mesmo ou apenas algumas poucas unidades isoladas? Porque eu estou para pegar um macbook air ou pro em Julho, e estou quase desistindo e pegando o Mac Mini por causa disso..

  4. O auge ter que priorizar reparos de teclado haha. Enquanto continuar com esse projeto horrível, a tendência é que repare pro resto da vida

  5. Será que Apple não viu ainda que esse teclado borboleta foi o maior erro de projeto que fizeram e que deveriam voltar atrás com aquilo que fuincionava muito bem , mas duvido muito enquanto estiver esse ive como designer querendo os produtos cada vez mais finos .
    Uma pena para quem tem infelizmente e foi esse motivo e outros que não me fizeram trocar meu MacBook Air antigo .

  6. Tive o problema com meu MacBook Pro há pouco mais de um mês. Levei à loja do Village Mall, a equipe já estava com as peças separadas (informei o problema no momento do agendamento e eles trocaram o top case inteiro) e o reparo foi super rápido. Stress zero.

  7. Realmente não dá pra entender a insistência da Apple nesse teclado escroto. É ruim, barulhento e problemático. Tem uma legião de usuários reclamando desde a primeira versão até hoje e nenhum sinal de mudança, é o fim da picada. Enquanto isso, meu MBP velho continua firme e forte, com um teclado maravilhoso que nunca, nunca deu um defeitinho sequer, mesmo após 10 anos de uso diário. Agora, veja lá se eu vou gastar meu suado dinheirinho numa bomba dessas, hahaha. Nem a pau!

  8. Comprei meu MacBook Pro em março de 2017. No final de 2018, dezembro, tive problema com duas letras no teclado do MacBook. Tinha Apple Care, mas mesmo sem a garantia estendida da Apple não me cobrariam. Demorou uns 4/5 dias para ficar pronto a partir do momento que deixei o Mac lá, depois que me avisaram que as peças chegaram, esse aviso demorou uns 5 dias pra chegar após a visita inicial a loja… Trocaram trackpad, teclado inteiro, touchbar, bateria e acho que a caixa de som também. A caixa de som não lembro se o atendente avisou que também teve que trocar, mas desde então sinto que as caixas de som fazem o áudio sair meio estourado em algumas situações, principalmente no Safari, pelo iTunes não sinto isso. Pode ser software, mas também pode se hardware. Como tenho garantia até março de 2020, to deixando pra ver isso depois pq devo ficar sem o Mac uns dias de novo e o problema não é tão grave ainda, e como disse, no iTunes, onde ouço música pelo Apple Music, não percebo esse problema. Sobre o teclado, eu adoro! No começo é diferente, mas eu acho ele muito bom atualmente. Acho melhor que o anterior, o problema é essa “fragilidade” com poeira e detritos. Ah, o procedimento foi na loja da Apple aqui no Rio de Janeiro.

  9. Aquele ditado de não mexer no que esta bom, nunca fez tanto sentido, as vezes a melhor “evolução” é voltar atras.

  10. Tinha que ter retificado isso na geração 2017.
    Ficar com um computador parado por causa do teclado é a morte! Faltou bom senso!!

  11. Típico caso de uma empresa hiper arrogante que não dá o braço a torcer de jeito nenhum e admitir que errou no projeto.

  12. Preguiça de levar meu macbook pro na Apple. A tecla “N” vive falhando mas como uso teclado e monitor externo para mim não aparenta o problema.

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