O melhor pedaço da Maçã.

IDC estima queda anual de 30% nas vendas de iPhones; Huawei supera a Apple [atualizado 2x: Canalys fala em 23%, IHS em 16%]

IDC sobre smartphones

Ontem à noite, a Apple divulgou seus resultados financeiros referentes ao segundo trimestre fiscal de 2019, mas ela não mais informa quantos produtos vendeu por unidades — apenas divide os segmentos por receita. Desta forma, não temos como saber oficialmente quantos iPhones foram vendidos de janeiro a março.

Publicidade

O que sabemos, pelos números, é que o iPhone teve uma queda anual de 17,3% em receita (totalizando US$31,1 bilhões). E, como toda a linha está agora mais cara, é natural que a queda anual em unidades tenha sido (bem) mais acentuada que isso.

Com base em pesquisas de mercado, a International Data Corporation (IDC) estima exatamente isso: no primeiro trimestre de 2019, a Apple teria vendido 36,4 milhões de iPhones — o que representaria uma retração anual de incríveis 30,2%.

IDC sobre smartphones

A Samsung, a Xiaomi e a OPPO também tiveram quedas anuais em suas vendas, de respectivamente 8,1%, 10,2% e 6%. Quem disparou positivamente foi a Huawei, 50,3%, seguida pela Vivo com 24%. No geral, porém, o mercado de smartphones como um todo retraiu-se 6,6% neste início do ano.

Publicidade

A queda da Apple somada à disparada da Huawei, obviamente, fez com que elas duas trocassem de posição no ranking. Se a chinesa continuar nesse ritmo, poderá inclusive ameaçar a liderança da Samsung num futuro não muito distante.

IDC sobre smartphones

De janeiro a março, a IDC estima que todas as fabricantes juntas venderam um total de 310,8 milhões de smartphones. É o sexto trimestre consecutivo de queda no segmento.

via MacRumors

Atualização 01/05/2019 às 14:58

Agora foi a vez da Canalys de publicar o seu levantamento, e ele traz alguns números bem diferentes dos da IDC.

Canalys sobre smartphones

As duas firmas quase concordam na queda geral do segmento de smartphones, diferindo por apenas 0,2 ponto percentual — embora a Canalys cite um total maior, de 313,9 milhões de aparelhos comercializados no período.

Publicidade

A Canalys, porém, aponta uma queda maior em vendas da Samsung (-10%) e quedas bem menores da Apple (-23,2%, totalizando 40,2 milhões de iPhones vendidos) e da Xiaomi (-1,3%). Já a OPPO, que para a IDC caiu de um ano para cá, subiu 6,4% na pesquisa da Canalys.

Vai entender.

via TechCrunch

Atualização II 03/05/2019 às 08:30

Isso que dá, a Apple não divulgar mais os números oficiais de vendas de iPhones. Agora foi a vez da IHS de divulgar a sua pesquisa (via 9to5Mac), e ela aponta uma queda anual da Maçã ainda menor que a da Canalys.

IHS sobre smartphones

O total do mercado não ficou muito diferente das outras (queda anual de 6,3%, para 323,8 milhões de smartphones vendidos no trimestre), mas a IHS diz que a Apple vendeu 43,8 milhões de iPhones — o que representaria uma queda anual de “apenas” 16%. É quase a metade da aposta da IDC.

Também tivemos variações aqui e ali nas outras marcas, mas o consenso entre todas é que a Samsung teve uma retração de 8-10% e que a Huawei realmente disparou em um ano.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Foxconn estaria investindo pesado em telas microLED para futuros iPhones

Próx. Post

Privacidade: maioria dos consumidores não confia em empresas, nem mesmo na Apple

Posts Relacionados