O melhor pedaço da Maçã.

Google permitirá que dados de localização/web sejam apagados automaticamente [atualizado]

Apagando dados do Google de forma automática

Se existe algo que divide opiniões não só entre as gigantes de tecnologia mas toda a web, é o tema privacidade — mais especificamente, dados de usuários. Atualmente, acompanhamos o aumento dos casos (ou melhor, das polêmicas) envolvendo o uso inapropriado de informações pessoais por diversas empresas — e isso é, de fato, uma questão muito preocupante.

Publicidade

Contudo, como podemos controlar quais dados são “retidos” por essas companhias? Afinal, gerenciar essa quantidade colossal de informações não é uma tarefa fácil, considerando que muitos não utilizam um só dispositivo. Pensando nisso, o Google apresentou um novo recurso que permite aos usuários definir o tempo para que todos seus dados de localização e outros sejam apagados automaticamente.

Mais precisamente, a novidade possibilita escolher um limite de tempo (3 ou 18 meses) para que seus dados e atividade na web fiquem nos servidores da companhia; dados anteriores a esse período serão excluídos automaticamente de sua conta de forma contínua.

De acordo com o Google, essa ferramenta está sendo disponibilizada gradativamente para o histórico de localização e de atividade na web (incluindo de apps), inicialmente — o novo botão “Excluir automaticamente” aparecerá em breve, para todos os usuários, na página “Minha atividade”.

Apagando dados do Google de forma automática

Vale notar que essa ferramenta não impede o Google de armazenar dados e atividades na web, apenas os força a apagar tudo em uma determinada janela. Para cancelar a coleta dessas informações, é necessário acessar as configurações da sua conta e desativá-las manualmente, bem como para apagar outros tipos de dados não cobertos pela nova ferramenta (como sua pesquisa no YouTube, o histórico de exibição, entre outros).

via TechCrunch

Atualização, por Rafael Fischmann 26/06/2019 às 13:48

O Google anunciou hoje, via Twitter, que os controles de apagamento automático de conteúdos estão agora sendo liberados para usuários de iOS e Android:

Publicidade

É ótimo ter esse nível de controle sobre os dados de nossas contas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple encrenca com o logo de uma ciclovia na Alemanha

Próx. Post

Desenvolvedores de apps de controle parental respondem à Apple

Posts Relacionados