O melhor pedaço da Maçã.

Novas betas: Double Tap no watchOS, Notas no Vision Pro e mais novidades!

A Apple liberou hoje as segundas versões beta do iOS 17.1, do iPadOS 17.1, do macOS Sonoma 14.1, do watchOS 10.1 e do tvOS 17.1 — e elas ganharam algumas novidades em relação às primeiras, que foram disponibilizadas na semana passada.

Publicidade

Dessa vez, tivemos mudanças em quase todos os sistemas operacionais da empresa — até mesmo no visionOS, cuja quarta beta foi disponibilizada e trouxe o app Notas pela primeira vez ao SO!

Vamos conferir as principais novidades?

iOS 17.1

Novo som padrão para notificações

A partir do iOS 17.1, a Apple adotará um novo som de notificação para aplicativos que não sejam o Mensagens. Atualmente adotando o “Nota” como o toque padrão universalmente, agora a Maçã usará o “Rebote” em outros softwares.

Curiosamente, algumas pessoas têm relatado que o novo som padrão já estava ativo desde o lançamento oficial do iOS 17 — para outros (como é o meu caso), ainda persiste o “Nota” como o som de notificação para todos os apps.

Configurações para o modo Em Espera

O modo Em Espera (StandBy) ganhou uma série de novos ajustes, os quais incluem a nova seção “Exibir”, que permite realizar coisas como desligar a tela automaticamente, após 20 segundos ou nunca.

Configurações para o StandBy
Imagem: MacRumors

A nova opção, no entanto, estará disponível apenas para iPhones 14 e 15 da linha Pro — o que é compreensível, visto que eles são os únicos que contam com suporte à Tela Sempre Ativa.

Outras novidades

  • Códigos na beta sugerem que a Apple estaria planejando lançar um Apple Pencil de 3ª geração com USB-C — mas pode ser que as menções se refiram apenas ao adaptador para recarregar o Apple Pencil de 1ª geração com o iPad de 10ª geração;
  • O aplicativo Diário (Journal) continua sem dar as caras;
  • As opções para contar os ciclos da bateria e estabelecer um limite de carregamento de 80% para o iPhone permanecem restritas aos iPhones 15, mas agora estão finalmente funcionando como esperado — na primeira beta, o aparelho continuava recarregando mesmo com a opção ativada.
  • A beta 2 também traz de volta todos os novos toques que foram lançados com o iOS 17, mas que haviam simplesmente “sumido” na beta 1.

Double Tap no watchOS 10.1

O tão aguardado Double Tap (Toque Duplo), recurso que facilitará o uso do Apple Watch com um gesto duplo de pinça, finalmente deu as caras. Basta tocar o dedo indicador e o polegar duas vezes para atender uma chamada, responder uma mensagem ou realizar outras ações inteligentes.

No iOS 17.1, será possível aplicar algumas personalizações ao recurso, como controlar o que acontece ao ativar o gesto durante a reprodução de uma música ou escolher entre avançar e selecionar ao usá-lo com a pilha inteligente, por exemplo.

Double Tap
Imagem: MacRumors

O recurso, vale recordar, estará disponível apenas no Apple Watch Series 9 e no Apple Watch Ultra 2 — os únicos com o processador S9.

Informações de garantia no macOS 14.1

Já é possível consultar detalhes sobre a garantia de dispositivos da Apple conectados ao iPhone há muito tempo, mas agora isso também poderá ser feito em Macs a partir do macOS 14.1.

Cobertura no macOS Sonoma 14.1
Imagem: MacRumors

Na futura atualização, uma nova seção “Cobertura” (no menu “Geral” dos Ajustes do Sistema) oferecerá informações sobre a garantia tanto do próprio Mac quanto de dispositivos Bluetooth selecionados que estejam emparelhados a ele.

visionOS 1.0

App Notas

O sistema operacional do Apple Vision Pro continua a pleno desenvolvimento e acabou de ganhar um dos apps nativos que ainda não haviam surgido, o Notas.

Publicidade

No dispositivo, o app contará com uma interface cuja estrutura é bem semelhante à do macOS. Ele conta, inclusive, com uma tradicional tela de boas-vindas detalhando alguns dos recursos presentes na sua versão “espacial”.

Entre essas funcionalidades, estão a possibilidade de usá-lo com teclados e trackpads Bluetooth para uma mais rápida edição e, como indicam os códigos do SO, a de bloquear notas usando o Optic ID.

Novidades nos códigos

O desenvolvedor Steve Moser encontrou outras coisas interessantes nos códigos do sistema:

  • O app TV agora conta com opções para que o usuário continue assistindo a um programa em 2D ou 3D;
  • Há um alerta para quando o usuário usar fones não otimizados para o Apple Vision Pro (qualquer um que não sejam os AirPods de 2ª geração com estojo USB-C);
  • Outro alerta indicará que não é possível assistir a um vídeo ou imagem espacial quando o usuário tentar girar uma mídia do gênero pelo app Atalhos.

O que acharam das novidades? Continuaremos observando e noticiando qualquer nova descoberta interessante nas novas betas!

via MacRumors [1, 2]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: PXL, Brightly, Tunes Notifier e mais!

Próx. Post

Como usar os lembretes antecipados no app Lembretes [iPhone, iPad, Watch e Mac]

Posts Relacionados