iOS 13 poderá não ser compatível com os iPhones SE, 6, 5s e alguns iPads

O mundo Apple é cercado de rumores. O MacMagazine faz parte desse mundo há muitos anos e, por isso, sabemos diferenciar bem fontes as quais têm um bom histórico de outras que não têm o mesmo respaldo e, por isso, não devem ser levadas tão a sério assim. Algumas vezes, porém, mesmo sem um histórico relevante, a informação faz tanto sentido que as chances de ela ser verdadeira são grandes. É o caso, aqui.

O site francês iPhoneSoft divulgou [Google Tradutor] — citando como fonte um desenvolvedor da Apple que trabalha diretamente com o sistema operacional móvel da empresa — a suposta lista de dispositivos os quais serão compatíveis com o iOS 13, que deverá ser apresentado na WWDC19 e liberado em setembro/outubro, após um período de testes.

Além dos sucessores dos iPhones XS, XS Max e XR, esses seriam os smartphones compatíveis com a próxima grande versão do iOS:

  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone X
  • iPhone 8
  • iPhone 8 Plus
  • iPhone 7
  • iPhone 7 Plus
  • iPhone 6s
  • iPhone 6s Plus

Dos que atualmente suportam o iOS 12 e seriam cortados na futura versão, teríamos:

  • iPhone 6
  • iPhone 6 Plus
  • iPhone SE
  • iPhone 5s

Caso a informação seja mesmo verdadeira, estamos falando de uma decisão importante da Apple pelo seguinte motivo: os iPhones 6 e 6 Plus venderam muito bem e, até hoje, são os aparelhos da Maçã com a maior base instalada. Tirar eles da lista de dispositvos compatíveis é ruim pois deixaria muitos usuários sem poder aproveitar as novidades de software da empresa; por outro lado, estamos falando de smartphones lançados em 2014 (ou seja, há cinco anos), e uma hora esse suporte tem mesmo que terminar, não tem para onde correr.

De quebra, deixando de suportar os iPhones 6/6 Plus — como eles têm uma base bastante grande —, poderemos ver muita gente fazendo upgrade para modelos mais novos (algo que, sem dúvida, beneficiará bastante a Apple).

Já o iPhone SE tem um hardware bastante parecido com o do 6s. Por que, então, ele deixaria de ser suportado? O 9to5Mac levantou a hipótese de a Apple estar limando de uma vez por todas os aparelhos com telas de 4 polegadas — o que pode fazer algum sentido.

Para iPads, a lista de aparelhos compatíveis com o iOS 13 seria esta:

  • iPad Pro de 12,9 polegadas (3ª geração)
  • iPad Pro de 12,9 polegadas (2ª geração)
  • iPad Pro de 12,9 polegadas (1ª geração)
  • iPad Pro de 11 polegadas
  • iPad Pro de 10,5 polegadas
  • iPad Pro de 9,7 polegadas
  • iPad (6ª geração)
  • iPad (5ª geração)
  • iPad Air (3ª geração)
  • iPad Air 2
  • iPad mini (5ª geração)
  • iPad mini 4
  • iPad mini 3

Assim como no caso dos iPhones, alguns iPads que atualmente suportam o iOS 12 seriam cortados da lista:

  • iPad Air
  • iPad mini 2

Já o iPod touch (6ª geração) continuaria podendo rodar o iOS 13 numa boa — quem sabe a Apple ainda lance um modelo de sétima geração, afinal, o atual está prestes a completar quatro anos.

O iOS 13, como falamos, virá com algumas boas novidades como Modo Escuro, Mail mais inteligente, um novo app que seria a mescla do Buscar Meus Amigos e Buscar Meu iPhone, e mais; ainda assim, segundo rumores recentes, ele deverá manter um foco forte em performance.

Posts relacionados

Comentários

40 comments

  1. Se o que se diz que o foco do sistema é a melhora da performance for verdade, é ilógico não liberar uma atualização a um aparelho que se beneficiaria de um sistema mais eficiente. Vai deixar o iPhone 6 com um sistema que prejudica mais seu desempenho?

  2. Já o iPhone SE tem um hardware bastante parecido com o do 6s. Por que, então, ele deixaria de ser suportado? O 9to5Mac levantou a hipótese de a Apple estar limando de uma vez por todas os aparelhos com telas de 4 polegadas — o que pode fazer algum sentido.

    Já o iPod touch (6ª geração) continuaria podendo rodar o iOS 13 numa boa — quem sabe a Apple ainda lance um modelo de sétima geração, afinal o atual está prestes a completar quatro anos.

    Então por quê o iPod Touch 6 (com o A8, o mesmo dos iPhones 6) continuaria a receber atualizações e o iPhone SE (com o A9, o mesmo dos iPhones 6S) não? Desculpa, Eduardo, mas isso não faz sentido.

  3. Nada justifica cortar o iPhone SE.
    Ele tem o mesmo processador dos iPhones 6s/6s Plus e, por ter tela menor, tem desempenho superior…
    Fica na cara que a Apple vai cortar só por ser um modelo mais barato…

  4. O pessoal pode migrar pra novos iPhones ou ir pra Android de vez né já que o patamar de preços são diferentes. E agora que estão focando tanto em serviços, de um jeito ou de outro é bom beneficiar a enorme base instalada em vez de ir limitando recursos e deixar boa parte dos usuários de fora, fazer upgrade de iPhone não vai ser algo trivial devido a escala de preços que é bem diferente do que era na época do iPhone 6.

  5. Se o IOS 13 vai rodar um iPhone 6s Plus, porque não rodará um iPhone Se, que é mais potente por conta da menor resolução de tela?

  6. Seria no mínimo estranho. A Apple lança o SE dizendo que a demanda ainda é de 40 milhões de consumidores pra telas de 4”. Aí decide tirar de linha e some com tudo relacionado a telas de 4”. Eles devem estar perdidos mesmo

  7. Não atualizar o SE vai ser um tiro no pé. O cara pode ser o fã mais louco da história que não vai deixar passar em branco.

  8. Lista sem sentido… acho que está errada…
    Não faz sentido tirar o iPad mini 2 e Air 1, e atualizar o 3, sendo que a diferença de ambos eh apenas o Touch ID.
    Também não faz sentido limar o SE é manter 6s/6sPlus sendo que eh o mesmo Hardware

  9. partiu comprar o 6s, estou com o 5s e sei que chegou a hora dele descansar em paz, mesmo rodando o ios 12 fluentemente.

  10. Olha! Como usuário da Apple em mais de 12 anos, posso eu afirmar que a Apple não é dessas empresas que fica limando produtos para poder vender os mais novos. Então acredito que o SE suportará sim o iOS 13. Os únicos que devem deixar de ter suporte para o iOS 13 seriam apenas o iPhone 5S, iPad 3 e o iPad Air. Talvez o iPhone 6. Além disso, a Apple tem mais motivos para este ano para não limar muitos produtos igual fez com o iOS 12. Que seria o seus mais novos serviços: o Apple Arcade e Apple TV Plus. Se limar de mais deixando de dar suporte ao SE, seria um tiro no pé com serviços.
    Aproveitando essa polêmica me lembrou algo que o querido Sérgio Miranda, editor da revista Mac Mais, sempre dizia: “os produtos da Apple nunca ficam obsoletos eles se tornam vintage”.

  11. Por mais que tenha sido queima de estoque, o iPhone Se foi vendido ainda este ano não? Então deixar oficialmente obsoleto um aparelho que foi vendido no mesmo ano… obvio que alguém vai chegar metendo processo.

  12. Esse rumor não tem a menor coerência. Não boto a mão no fogo, mas se a Apple realmente fizer, vai ser um belo tiro no próprio pé.

  13. iOS 12 melhorou os iphones 6 e eles devem SIM morrer nessa versão, melhor do que ir pro iOS13 e ficar uma bagaça!

  14. O boicote é certo, caso a Apple tire o SE de cena este ano. Eu farei parte dessa galera! Possuo um XS e um SE no momento, sem dúvidas eu iria para o S10 após a Apple cometer esse erro. É merecido!

  15. Não entendo esse choro pelo SE, porra, em pleno 2019 não da mais pra ficar dando suporte pra aparelho de 4”. O iOS precisa evoluir e não da pra ficar ancorado a devices muito antigos. Justamente por isso tivemos o iOS 12, pra deixar toda a base atualizada e rodando o melhor possível. A conta chegou esse ano, o 5s era pra ter morrido ano passado, agora ele e o 6 vão dizer adeus e junto, e levam o SE por ter 4”. Muito provavelmente outros aparelhos cm essas mesmas configurações vão dizer tchau tbm.

  16. Faz todo o sentido.
    A Apple no Mojave limou um monte de Macs. Não faz nenhum sentido um MacBook 2011 com i5 e Thunderbolt “morrer” no High Sierra junto com os Core 2 Duo. Mas a Apple fez.
    O grande problema a meu ver é a RAM. Simplesmente não dá para aparelhos com 1GB rodar um sistema atual.

  17. Meu SE tá rodando tão liso com iOS12 que provavelmente não vou arriscar uma atualização , mesmo que o iOS13 fique disponível.
    Gato escaldado…

  18. a própria apple deixou claro que o iphone se será atualizado até 2020, eles não iriam fazer uma atualização que boa fosse compatível com o aparelho, o tamanho da tela é o de menos

  19. Aí eu vô ficar pistola msm.. Sou jovem e to ingressando no mundo apple agora.
    Com meu primeiro emprego comprei meu primeiro e atual iPhone SE. Comprei na esperança de 5 anos de atualização e me entregam 2 anos. Ainda comprei o Macbook Air e iPad/Pencil à medida que a grana foi entrando, e eu sonho em fazer upgrade. Testei o trackpad, magic mouse e teclado que não me agradaram e os vendi.
    Mas se a Apple se tornar mercenária desse jeito não dá mais pra confiar. Vou cancelar meu sonho, pq já tá ficando abusivo. Já uso Google Fotos pra tudo, GPS do Google, Office e e-mail da Microsoft, Video Conferência no Whatsapp/Skype, iMovie troquei por DaVinci Resolve, AirDrop da microsoft já tá quase pronto etc.. concorrência tá me querendo e já tá atraente em 80%.
    Ser fanboy no brasil tem limite. Seguro meus iDevices por mais 2 anos e depois dá pra fazer a transição de ecossistema mole mole.

  20. Sou jovem e to chegando no mundo apple agora.
    Do meu primeiro emprego eu comprei meu atual e primeiro iPhone SE. A esperança era de 5 anos de atualização e me entregam 2 anos. massa hein..
    Daí comprei macbook air, ipad e os periféricos que vendi pq não curti: teclado 2, trackpad 2, magic mouse 2.
    Mas se a Apple for mercenária desse jeito vou cancelar meu sonho de fazer upgrade no ecossistema. Ser fã Apple no brasil tem limite.
    Já uso Google fotos pra tudo, GPS do Google, Office só dá Microsoft, E-mail da Microsoft, DaVinci Resolve tá melhor que iMovie, VideoConferência Skype/Whatsapp.. Concorrência tá igual em quase tudo já.
    Se for verdade eu uso meus iDevice por mais 2 anos até a concorrência amadurecer e depois faço a transição mole mole.
    Quando a namorada não te agrega e ainda maltrata, não tem amor que resista. Procurarei outros hobbies.

  21. Jobs: Novo iPad mini? Por que?
    Cook: Visão, chefe.
    Jobs: iPhoneSE sem iOS 13 por causa da tela menor? Por que?
    Cook: Visão, chefe.
    Jobs: Afinal, a visão dos nossos clientes melhorou ou piorou?
    Cook: Vou verificar com ele, chefe… Visão… cadê você?!

  22. Faz sentido nenhum cortar o SE e o 6 e continuar suportando o iPod Touch (processador A8) e iPad mini 3 (processador A7, o mesmo do 5S)

  23. Acredito que as informações desses rumores conferem, até porque a gente sabe que a Apple não é boba. Uma forma de acabar com o suporte a aparelhos de 5 anos atrás e do modelo com 4 polegadas.

  24. A Apple dará um tiro no pé caso estes rumores se confirmem.
    Muita gente irá migrar para o Android com aparelho da Huawei (hoje os melhores em termos de hardware e preço).
    Muita gente usa a maça apenas pelo sistema operacional (o melhor disparado) e está pouco se lixando para o hardware (meu caso). Não vejo uma jogada de marketing muito adequada para os países mais pobres (o nosso), mas é atitude típica da Apple.

  25. Pra mim esse povo q nao vai ter o iOS 13 nao ta perdendo nada de relevante… Wow tema preto!! Wow um novo app mail… Wow um buscar iphone junto do buscar amigos!! Bleh! Q novidades sem graça!! Quem tem um SE ou um iPhone 6 certamente eh pq nao faz questao de ter o supra sumo das firulas da Apple… querem um cel barato q funcione facebook, whatsapp e instagram… ponto.

  26. iPod 6 será atualizado. Tem tela de 4 polegadas. O mesmo hardware do 6. Então meio sem lógica atualizar um device de 4 polegadas e não atualizar o SE que tb é de 4 e tem hardware mais potente. E acredito que até o iPhone 6 com mesmo hardware do ipod 6 será atualizado.

  27. Sobre o SE, bulshit total. Quando que a Apple vai descontinuar um SW para um produto lançado há menos de 3 anos? Aposto com qualquer um que não.

  28. Ja faz um tempo que tenho achado o custo Apple astronômico. Antes era alto, agora surreal. E essa confirmação só me faria abandonar de vez a Apple. Não bastasse matar bem antes meu MacBook Pro 2011, agora matar o iPhone 6? Aparelhos de muito tempo, mas que ainda atendem bem a demanda do dia a dia.
    Vendo benchmarks de produtos da Xiaomi, por exemplo, o custo-benefício é gigantesco, com preços que permitem trocam de aparelho anualmente.

Deixe uma resposta