O melhor pedaço da Maçã.

Eminem vence recurso contra Universal Music Group para diferenciar vendas de CDs e downloads

Eminem na iTunes Store

A vida de uma gravadora não é apenas a glória dos palcos e ter ídolos da juventude numa coleira: ela tem que penar bastante, pagando despesas pelo uso de estúdios e a fabricação de CDs físicos, entre outras coisas. Por causa disso, o dinheiro repassado aos artistas pela venda de álbuns é bem menor que, digamos, quando uma música é usada em um comercial ou filme.

Publicidade

Eminem na iTunes Store

E o que acontece quando alguém compra as faixas na iTunes Store ou na Amazon MP3? O artista recebe como se fosse a venda de um CD, apesar de a gravadora precisar investir bem menos para viabilizar esse tipo de comércio. É contra essa pegadinha que Eminem está lutando na justiça, mesmo depois de ter perdido em primeira instância. Segundo o TechDirt, o rapper conseguiu uma decisão em seu favor após entrar com um recurso, de forma que downloads de seus álbuns e vendas de CDs deverão ser contabilizados de forma diferente pelo Universal Music Group.

A conclusão deste caso pode gerar um antecedente capaz de provocar a revisão de contratos de vários artistas, então o UMG imediatamente recorreu, dizendo se tratar de uma condição restrita apenas a este caso e, ainda assim, vai tentar reverter a situação a seu favor, dando continuidade ao processo.

Esta história tem tudo para ir looooonge

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Más notícias: tela do iPod touch 4G não é a mesma do iPhone 4

Próx. Post

Agora é pra valer: veja um iPod nano sendo usado como relógio de pulso

Posts Relacionados