Levantem as mãos ao céu: o iOS 13 tem um novo indicador de volume! [atualizado]

Parece um tanto patético que uma das novidades mais aguardadas para o iOS 13 era um novo indicador de volume, mas é real — o que só atesta o quão antiquada e obstrutiva era a solução anterior, mantida igualzinha desde o primeiro iPhone.

Novo indicador de volume do iOS 13

Bom, nada temam, pois o 9to5Mac acabou de assossegar almas ao redor do mundo: ainda que a novidade não tenha sido destacada na keynote de apresentação da WWDC19, sim, o iOS 13 tem um novo indicador de volume!

A solução pode parecer, a princípio, um pouco deselegante — afinal, qual seria o sentido de substituir um quadrado intrusivo no meio da tela por um retângulo (com cantos arredondados igualmente intrusivo no canto esquerdo? Mas a decisão faz sentido ao se considerar que a nova barra de volume é interativa: você pode deslizar o dedo nela para controlar o som via toque, como na Central de Controle. Além disso, se você ignorá-la, ela encolhe e fica do tamanho de uma barra de rolagem:

Novo indicador de volume do iOS 13

Talvez essa não seja a solução que todos esperavam — abaixo, um conceito do designer Ben Geskin mostra “uma ideia” bem mais discreta (talvez até demais), bem similar à solução utilizada por apps como Instagram ou Telegram. Ainda assim, é uma evolução, não é verdade?

É bom lembrar, também, que estamos ainda na primeira versão beta do iOS 13. A Apple pode (e deve!) trazer alguns apuros visuais ao sistema até o lançamento da sua versão final e, com alguma sorte, podemos ver um indicador de volume ainda mais elegante e funcional nos próximos meses. Tomara.

Atualização, por Eduardo Marques 03/06/2019 às 19:44

O desenvolvedor Guilherme Rambo (que está participando da WWDC19) demonstrou em vídeo como funciona o novo indicador de volume:

Gostaram? 😃

Posts relacionados

Comentários

36 comments

  1. Você está vendo um vídeo, ai precisa regular o volume e aparece aquele ícone de 10 mil hectares bem no meio da tela e você ali, prestando atenção na cena.
    As vezes me pergunto se realmente os deuses de cupertino usam o que produzem.
    Porque não é possível que tenham esperado tanto tempo para mudar isso.

  2. Para MEU uso, não muda nada, pois utilizo iPhone com volume sempre no máximo, porém com o áudio desligado no device… se eu quiser ouvir algum audio, somente com o fone de ouvidos… então, como jamais mudo o volume, eu nem sabia que existia essa porcaria de indicador de volume…

  3. Eu, usuário da maça com celular e relógio, estou cada vez mais afastado deste site. Motivo?
    A maça não faz lançamentos relevantes que nos cause emoções para ler as novidades. São sempre algumas maquiagens aqui e acolá! Nada de novo no reino da mesmice.
    Quem sabe daqui a alguns anos…

  4. Depende.
    O conceito é bem minimalista e discreto, mas é muito pequeno.
    Alguém com mãos grandes e dedos grossos teria dificuldades.

  5. Curioso como as coisas são relativas para as pessoas. Fiquei matutando um tempão sobre o que era a barra de volume que aparece na tela e me dei conta d duque sim ela é invasiva, seja no iPad, seja no iPhone, mas curiosamente nunca me incomodou efetivamente, por outro lado, nao poder escolher os dispositivos Bluetooth que serão conectados usando o ícone na barra inferior (e parece que na Wi-Fi agora vai poder escolher) Isso acho uma falha idiota do sistema…putz um ajuste simples que fica sendo postergado e depois “disponibilizado como novidade.
    E isso me leva a pensar: “ Será que é tão complexo alterar uma barra de volume, um ajuste de Wi-Fi, um modo escuro, uma ou outra melhora em um app que tem pouco uso, ao ponto de uma empresa com milhares de funcionários não conseguir inserir a mudança “dentro do padrão Apple de funcionalidade” em tempo de oferecer as funcionalidades na mesma versão do S.O.??
    São estas pqnas coisas simples que a empresa poderia ter o “carinho” de cuidar, mas que parece só chegam em conta gotas de acordo com um política de idiota de pouco alterar a dinâmica padrão do SÓ.

  6. Sensacional.
    Agora só falta permitir você dispor os ícones livremente na tela, e não “em fila, de cima pra baixo, da esquerda pra direita” justamente povoando prioritariamente a área mais inatingível da tela do celular ao nosso polegar – desde o iphone 6, quando as telas cresceram 😐

  7. Eu gostei bastante! Muito pequeno tbm é ruim, não da pra ver. Assim ficou ótimo. Tanto eu, quanto minha mãe, vão conseguir ver e usar, sem atrapalhar.

  8. Rambo “amou”, mas eu vejo que poderia ser melhor. Ao invés de uma barra, pensaria e. um design mais skeumorphismo, usando ondas.

  9. Muito bom, mas poderia ficar do lado direito pq com o indicador aperto o botão de volume do iPhone e com o polegar consigo deslizar pra poder fazer s seleção pelo touch. Do jeito que tá hoje preciso usar 2 mãos pra deslizar a seleção

  10. Mil anos e o iOS ainda com os mesmo ícones na tela sem poder mudar nada, só ícone, ícone, ícone, pra todo lado.
    Poderia ao menos mudar a tela inicial uma vez na vida.

  11. Realmente melhorou muito… Mais ainda gostaria de ver um melhor controle sobre os volumes individuais… Diminuir o volume de uma chamada não necessariamente diminuir o de mídia e vice versa.

  12. Solução bem legal a do Ben Geskin, daria até pra aprimorar a questão da regulagem do volume, o usuário daria um toque e abriria esse novo HUD, baseado no meu uso quase nunca irei regular o volume no “touch” quase que sempre aumento/diminuo o volume bem pouco só pra regular de acordo com o ambiente.

  13. Sinceramente, não entendo porque tanto barulho por conta do atual indicador de volume. Sou usuário de iPhone há anos e esse atual indicador nunca me atrapalhou em nada. Mas respeito a opinião contrária, até porque cada usuário tem uma percepção diferente com relação ao uso do iOS.

Deixe uma resposta