WWDC19: iPad ganha sua própria versão do iOS, chamada “iPadOS”, com suporte a drives externos

Essa era uma evolução natural que, ainda assim, ninguém tinha imaginado até ela vazar algumas horas atrás. Sim, é verdade: o sistema operacional do iPad está se “desmembrando” do iOS e ganhando um nome próprio — iPadOS 13, obviamente.

Tela inicial do iPad com o iPadOS 13

Slide Over e Split View

Com a separação, o sistema do iPad torna-se mais flexível e mais poderoso. As mudanças começam na tela inicial: há mais ícones e você pode acessar seus widgets simplesmente deslizando para a direita.

O Slide Over foi redesenhado, e você pode simplesmente deslizar na parte inferior para alternar entre os apps exibidos na janela flutuante — você tem, inclusive, uma interface própria para multitarefa no Slide Over.

Multitarefa no iPadOS 13 com Slide Over

O Split View agora tem suporte a múltiplas janelas do mesmo app — desta forma, você pode, por exemplo, abrir duas notas ao mesmo tempo ou escrever dois emails. A novidade funciona com apps de terceiros, também — a Apple usou o exemplo de dois documentos do Word abertos ao mesmo tempo, lado a lado.

Temos ainda um App Exposé: se você tocar num app no Dock na tela de multitarefa, o sistema mostrará todas as instâncias abertas daquele app. A nova multitarefa ainda permite, por exemplo, que você toque e segure links para abrir uma janela prévia rapidamente.

Arquivos

O app Arquivos (Files) também recebeu mudanças, como uma nova visão de colunas semelhante à do Finder. Temos prévias de arquivos, metadados e ações rápidas embutidas, enquanto o iCloud Drive passa a suportar o compartilhamento de pastas inteiras.

App Arquivos no iPadOS 13

Por fim, um recurso há muito pedido: suporte a pendrives, cartões SD e HDDs/SSDs externos! É possível importar arquivos diretamente a apps de terceiros, inclusive — como fotos para o Lightroom.

Safari

O Safari recebeu uma atualização importante para exibir sempre as versões desktop dos sites acessados — nada mais de versões mobile aqui. O navegador adapta sites para touch automaticamente, traz um gerenciador de downloads embutido e tem mais de 30 novos atalhos de teclado — de forma que você tenha uma experiência muito próxima do que teria num Mac, por exemplo. É possível até mesmo salvar conjuntos de abas e fazer configurações de sites por site.

Fontes

Fontes personalizadas no iPadOS 13

O iPadOS tem até mesmo suporte a fontes personalizadas, que você pode baixar ou comprar na App Store em parceria com várias das grandes fornecedoras — e então usar nos seus apps favoritos.

Outros

A navegação recebeu melhorias: em documentos grandes, por exemplo, você pode simplesmente rolar à porção desejada segurando a barra de rolagem e deslizando o dedo. A movimentação do cursor do teclado está mais fácil, bem como a seleção de textos — basta tocar o dedo na porção do texto, segurar e deslizar. Também dá para trabalhar com uma versão compacta do teclado, reposicionável.

Teclado compacto com QuickPath no iPadOS 13

Temos ainda um novo gesto de três dedos para cortar, copiar ou colar qualquer coisa no iPad, e um gesto na direção contrária desfaz a última ação — pois é, acabaram os dias de chacoalhar o tablet (embora você ainda possa fazer isso, se quiser).

O Apple Pencil foi melhorado (a nível de software, claro) e agora tem latência de apenas 9ms — contra os 20ms de antes. Para acompanhar a novidade, a área de screenshots e marcações foi redesenhada — basta arrastar o Pencil de um canto da tela, por exemplo, e a captura de tela será realizada. Desenvolvedores terão acesso a uma API1 PencilKit para tirar proveito dessas novidades, e usuários terão novas possibilidades para anotar sobre documentos.

Apple Pencil no iPadOS 13

Várias outras novidades para o iPadOS serão anunciadas ao longo dos próximos meses, até que ele chegue aos usuários. Apenas para ficar claro: este ainda é o iOS — com a mesma App Store e apps universais, caso os desenvolvedores queiram. Mas a diferenciação tornará o iPad um dispositivo mais poderoso e mais separado dos iPhones e iPods touch, o que pode ser ótimo para o seu futuro.

A Apple não comentou ainda, mas o iPadOS deverá ser liberado para todos os usuários em setembro, junto aos seus outros sistemas operacionais.

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários