Galeria de screenshots do Modo Escuro do iOS 13

Conforme acompanhamos ontem na apresentação do iOS 13, uma das grandes novidades do novo sistema operacional de iPhones e iPods touch (sim, porque o do iPad agora se chama “iPadOS” — embora, na prática, seja quase a mesma coisa) é o Modo Escuro (Dark Mode), que chegou primeiro ao macOS no ano passado, na versão Mojave, e está agora aterrissando no mundo mobile.

Curiosa e coincidentemente, o Android só está ganhando um tema escuro de forma oficial este ano também — quando a sua versão 10 Q for lançada, em agosto. A diferença, claro, é que a flexibilidade do sistema do Google permite que fabricantes há anos já ofereçam versões adaptadas do Android com Modo Escuro embutido — o que também pode ser realizado por meio da instalação de algum launcher qualquer. Enfim, divago.

No iOS 13 e no iPadOS 13, o Modo Escuro poderá ser ativado tanto manual quanto automaticamente (junto ao pôr do sol, por exemplo, tal como já ocorre com o Night Shift). De forma manual, isso poderá ser feito pelos Ajustes (dentro de “Tela e Brilho”) ou diretamente pela Central de Controle.

Além de “inverter” as cores claras para escuras no sistema e em apps, o Modo Escuro também escurece vários aspectos da interface como o próprio wallpaper. Desta forma, faz sentido usá-lo como se fosse um “Modo Noturno” (para quem preferir dessa forma).

Nosso colaborador Vinícius Porto compilou inúmeras screenshots do iOS 13 rodando no Modo Escuro para vocês conferirem como tudo fica. Clique/toque para ampliá-las:

E aí, quem pretende passar a usar o iOS em Modo Escuro? 😉

Posts relacionados

Comentários

56 comments

  1. Essa era a ideia e a promessa quando surgiram as telas de OLED, porém a forma que elas tem sido aplicadas nos smartphones já se mostrou que essa “economia” não ocorreu nesse tamanho de tela… ou seja, se estiver acreditando nisso, pode tirar o cavalinho da chuva

  2. Azucrinaram tanto a Apple pelo Dark Mode que ela explodiu e vai socar não o modo escuro, mas o Modo Negro Total agora kkkkk

  3. https://www.siricuts.com.br/
    Utilizo esse site do Renato Santiago para garimpar atalhos que é muito bom! Acho até que o MM já falou sobre ele.

    O Social Media Download Pro para redes sociais e alguns sites e o Youtube Download Pro para o próprio Youtube.

  4. Também acredito que iPhoneOS faria mais sentido nesse momento, porém abandonar o famoso nome iOS deve ser uma situação delicada para a Apple considerando a popularidade que ele possuí…

  5. por todos os videos e testes que vi, o de ninguém rolou como na keynote. posso estar enganado, mas acho que isso virá com os próximos betas.

  6. O tvOS também foi um fork do iOS e a primeira versão lançada foi o tvOS 9. Fizeram o mesmo com o iPadOS agora (que começou no 13).

  7. Isso acontece na tela OLED mesmo, quando o fundo é preto e você mexe os elementos na tela muito rapidamente. Noto isso desde o iPhone X.

  8. Que coisa linda, o Dark Mode está atrasadissimo nos sistemas mais conhecidos (Windows, macOS, Android e iOS), já uso há muito tempo no Linux no meu PC, e usaria sem pensar duas vezes, Dark Mode é vida.

  9. App de saúde e mapas ficaram muito bons; app store, imessage e music nem tanto. O azul principalmente não parece gerar um contraste muito bom. Enfim, espero que aperfeiçoem.

  10. Sinceramente, o preto com azul não ficou legal. A Apple poderia trocar o azul pelo laranja, igual como é no app relógio hoje.

    estava tão ansioso por esse modo mas com esse azul não tem contraste nenhum! 🙁

  11. Impressionante como a Apple consegue tornar o sistema inteiro compatível com dark mode com aparente facilidade. Foi assim também com Retina e com o novo sistema de arquivo.

    Enquanto isso a Microsoft está há anos tentando aplicar Dark Mode no Windows sem sucesso.

  12. Sou assinante do Apple Music e a letra das músicas não ficaram rolando automaticamente no iPhone 6S, será por conta do hardware, mas uma coisa tão simples não deve exigir tanto hardware.

  13. Avaliando os horários das screenshots do post e comparando-os com o nível de bateria, fiz uma equação que teve como resultado: 19 horas, 12 minutos e 35 segundos a mais de duração de bateria no iOS 13!

  14. Tomara que chegue esse modo escuro ao entardecer pro mac também. tenho que usar app de terceiro pra isso.

  15. Esteticamente ao primeiro olhar é até bonito, espero que não fique cansativo, porque a um segundo olhar a mim soa um pouco como poluído visualmente, pelo contrates das cores com o preto, parece muita informação perdida e cansativo, eu acho bonito para um print até, mas ambientes claros para trabalhar sinto ser uma melhor opção no dia a dia..

  16. Vale destacar que o modo escuro que o google solicita que apps e fabricantes usem não é esse preto aí conforme no novo ios e sim um cinza escuro.
    Segundo eles, para não ser tão forte diante dos olhos, e concordo.
    E outra, porque a Apple não coloca a opção de localização na central de controle?
    Toda vida quando você quer ativar ou desativar um app, tem que ir lá nas profundezas dos ajustes para fazer o mesmo.

  17. Não sei se foi comentado, mas embora na prática o iOS e o iPad OS sejam a “mesma coisa”, na teoria estamos na versão 13 do iOS, mas do iPadOS seria a versão 1.0 na minha foma de entender… agora seria interessante que houvesse a opção de personalizar o modo escuro, sei que é pedir muito da Apple, mas seria interessante poder definir quais apps poderiam usa-lo, pois alguns apps não ficam muito legais dessa forma, como livros, notas e aplicativos com muito texto no geral, eu por exemplo acho menos cansativo para os olhos a questão de reduzir o brilho da tela do que inverter as cores preto e branco

  18. Eu quero e vou usar o modo escuro! Uma pergunta: o novo iOS 13 tem captura de tela por rolagem?? Obrigado pela atenção antecipadamente.

  19. Engraçado… até agora não vi nenhum print nem mesmo hands on no YouTube do iOS 13 mostrando o App Telefone no Dark Mode!

    Quero ver como vai ficar o discador e a página de favoritos no modo escuro! O discador do IOS já é uma das coisas mais horrendas que existe com aqueles círculos cinzas aparentando terem sido feitos no paint pra Windows e os números em negrito dentro…

    A curiosidade agora é se ficará menos tenebroso no Modo Escuro ou vão conseguir piorar!

    Impressionante como é a décima terceira versão do iOS e a agenda de Contatos não muda! É a mesma agenda desde o iOS 1!! Nada de fotos maiores pra identificar os Contatos, integração com app de mensagens de terceiros como WhatsApp, Telegram ou Messenger, possibilidade de visualizar o histórico de ligações pra aquele contato específico, etc…

    E ainda tem gente achando maravilhoso o que a Apple lançou ontem! O super iOS 13 com Dark Mode e novo controle de volume!

    Pra mim o que ela fez ontem ao tirar o iOS do iPad e criar um sistema próprio pro tablet foi deixar claro que o iPhone não é mais o foco da empresa! A Apple agora é uma empresa de serviços (Apple Arcade, Apple News, Apple TV+, Apple Music, iCloud e por aí vai) e que parece que vai apostar forte no iPad como substitui aos desktops e notebook pra usuários comuns!

    Agora ninguém mais vai reclamar de que o iOS do iPhone não tem tal função, ou o split View ou o drag and drop do iOS do iPad, pois não são mais o mesmo sistema!

    O que o Tim Cook fez ontem com esse novo iOS 13 foi reconhecer tacitamente que o iOS não tem mais pra onde evoluir sem entrar na seara do iPad ou de uma Apple TV (basta ver o suporte aos controles do ps4 e Xbox pro TVOS) ou de outros produtos da empresa! E isso ele não vai fazer… a tal convergência que se falava há um tempo atrás entre todos os sistemas e que parece que o Google vai apostar com o Fuchisia não é o objetivo da Apple! Quem está certo, só o tempo vai dizer…

    Mas pra mim ontem a Apple reconheceu que o iPhone não vai mais entrar pra concorrer com o forte mercado Chinês e nem mesmo com “inimigos” históricos como a Samsung! Muito menos o iOS parece ser capaz de entrar pra brigar com o Google e o Android em termos de produtividade, inteligência artificial, software de câmeras, etc…

    Tiraram o foco da empresa do iPhone e do seu principal sistema e diversificaram pra outras áreas! O iPhone e o iOS agora fazem parte apenas de uma cadeia de produtos e serviços que a empresa apresenta aos consumidores, mas não são mais o eixo principal!

  20. nao consigo gostar do modo escuro no celular ou qualquer dispositivos. So gosto de temas brancos, acho que é costume. Aproveitando, aonde voces baixam Atalhos pro iPhone? Eu tinha um site mas os atalhos ficaram todos bugados

  21. Ter vários apps agrupados no menu principal é novo? Porque tentei aqui e não consegui, achei bacana kkkk

Deixe uma resposta