Mapas no iOS 13 terão “Coleções”, novo “Favoritos” e visualização à la “Street View” [atualizado: mais]

Entre todos os recursos oferecidos pela Apple no iOS e no macOS, talvez o mais subestimado seja o Mapas (Maps) — e, é claro, você sabe o motivo.

Porém, há quase um ano, a Maçã anunciou que reconstruiria seu serviço do zero. As primeiras mudanças já foram liberadas no iOS 12; agora, com a apresentação do iOS 13 nesta semana, vimos que a Apple deu um passo ainda maior nessa escala evolutiva.

Entre as novidades, a Apple implementou um novo modo de visualização chamado Look Around (“Olhe ao Redor”), uma nova aba “Coleções” e mais opções de “Favoritos”, entre outras melhorias.

Look Around (“Olhe ao Redor”)

Se eu lhe dissesse que você poderia “andar” por uma rua a partir de um aplicativo, você provavelmente pensaria no Google Maps, certo? A partir do iOS 13, essa será uma realidade também no app Mapas nativo do iOS, por meio do recurso Look Around.

Recurso Look Around no Mapas do iOS 13

Com ele, a navegação por ruas e avenidas é semelhante à do “Street View”, do Google (com direito a visualização em 360º). Contudo, a Maçã adicionou alguns recursos bem interessantes, incluindo a possibilidade de navegar pelo mapa padrão enquanto você acompanha, simultaneamente, a visualização daquele lugar pelo Look Around em modo Picture-in-Picture (PiP).

Recurso Look Around no Mapas do iOS 13

Diferentemente do Google, a Maçã começou a coletar dados de mapas há relativamente pouco tempo, por meio de carros e pessoas equipadas com câmeras em mochilas.

Favoritos e Coleções

No iOS 13, a opção “Favoritos” Mapas também será expandida, permitindo-o procurar por locais específicos e adicioná-los à lista de favoritos para acessá-los rapidamente.

"Coleções" e "Favoritos" no Mapas do iOS 13

Alguns locais favoritos definidos por padrão são “Casa” e “Trabalho”, mas você poderá adicionar basicamente qualquer ponto do mapa. A Siri também poderá sugerir alguns lugares para você favoritá-los com base no seu uso.

"Coleções" e "Favoritos" no Maps no iOS 13

Haverá ainda um outro recurso chamado “Coleções”, no qual será possível agregar locais diferentes para fazer listas com pontos que você pretende visitar, como restaurantes, parques, etc. Todas as listas das “Coleções” podem ser compartilhadas com familiares e amigos para que eles visualizem rapidamente aqueles locais.

Melhorias

Durante a apresentação do iOS 13, a Apple mencionou uma “interface reformulada” dos seus Mapas, mas de acordo com o MacRumors isso pode estar relacionado às mudanças que a Maçã já começou a implementar nas últimas versões do iOS 12.

Apple Maps - GIF animado de antes e depois

Contudo, é possível visualizar algumas alterações na interface principal do Mapas mesmo em áreas onde as mudanças do iOS 12 já foram implementadas, como visualização de perigos nas vias e condições de tráfego (que geralmente são exibidos durante a negação curva a curva).

·   •   ·

A Apple informou que seus mapas atualizados, incluindo o novo modo de visualização Look Around, estarão disponíveis em algumas regiões dos Estados Unidos (como Califórnia e Nevada) inicialmente, e em todos os estados americanos até o fim deste ano. Outros países (não mencionados) ganharão a novidade ao longo de 2020.

Atualização, por Rafael Fischmann 12/06/2019 às 10:30

Outra ótima novidade do Apple Maps no iOS 13 será compartilhamento de trajetos em tempo real com amigos/parentes, tal como já é possível no Waze e no Google Maps.

Ao compartilhar o seu trajeto, a outra pessoa recebe uma notificação e pode acompanhar o seu movimento no próprio mapa. Caso você pare ou enfrente um tráfego inesperado, a pessoa também é informada do horário atualizado de chegada por um novo push.

Já era hora! 😉

via 9to5Mac

Posts relacionados

Comentários