Novo recurso do iOS 13 bloqueará chamadas de números desconhecidos

A proliferação de spam por mensagens é algo que muitos apps e clientes de emails já estão acostumados a lidar. Até mesmo o Mail (que, convenhamos, está “abandonado” pela Apple) tem um bom filtro para esse tipo de mensagens. Mas e quando você recebe spam por ligações, como se proteger? Bem, existem alguns aplicativos famosos na App Store, como o Truecaller, mas a Apple quer cortar o mal pela raiz no iOS 13.

Recurso "Silenciar Chamadores Desconhecidos" do iOS 13

O novo recurso se chama “Silenciar Chamadores Desconhecidos” e… bem, faz exatamente o que o nome diz. Ao ativá-lo, a Siri analisa seus contatos, emails e mensagens para ver se o tal número da ligação está presente em algum lugar (ou seja, se pelo menos você já se comunicou com a pessoa de alguma forma). Se estiver, a chamada é liberada; caso contrário, a Siri direciona a ligação automaticamente para o correio de voz.

O MacRumors testou o recurso e disse que ele funcionou parcialmente bem. Isso porque, ao ser ativada, a função direciona as chamadas de números totalmente desconhecidos para a caixa postal com eficiência; contudo, durante o teste, eles trocaram emails mencionando o número em algum lugar para ver se a Siri identificava o tal número e liberava a ligação, mas não obtiveram sucesso — a chamada foi encaminhada para o correio de voz.

Obviamente, estamos ainda na primeira beta do iOS 13 e, até o lançamento da versão final, todo o sistema e seus recursos serão refinados para corrigir exemplos como esse.

O problema será resolvido por completo? Dificilmente, mas não deixa de ser mais um passo para impedir que você seja importunado todos os dias com ligações as quais não quer receber.

Posts relacionados

Comentários