Construa videogames jogando com essa ferramenta do Google para macOS e Windows

Construir videogames não é exatamente a tarefa mais simples do mundo para amadores, mas várias empresas têm ferramentas para que você coloque suas criações na tela sem muita dificuldade — e, quem sabe, comece a trilhar um caminho de sucesso no mundo dos jogos. O Google, agora, é uma delas.

Com o Game Builder, usuários de macOS e Windows podem criar experiências de jogo básicas, reminiscentes do fenômeno Minecraft, sem precisar tocar em uma linha de código sequer. De fato, a própria ferramenta é um jogo em si — sim, você cria seu videogame jogando um videogame.

O Game Builder, que vem da equipe de projetos experimentais do Google, a Area 120, já estava disponível de forma silenciosa no Steam desde novembro passado, mas só agora, com uma grande atualização recente, começou a ser divulgado pela gigante de Mountain View.

No jogo, você pode construir mundos inteiros com blocos de diversos tipos, simplesmente clicando e arrastando os elementos para montar suas criações; ele conta ainda com centenas de modelos 3D pré-preparados, para que você não precise gastar horas modelando seus personagens e construções.

Uma vez criados os universos, usuários mais avançados em técnicas de JavaScript podem ampliar a experiência do jogo com as APIs1 nativas — usando comandos simples seguindo a lógica do “se isto, então aquilo”, é possível construir dinâmicas que tornarão o videogame mais envolvente e desafiador. Sua criatividade é o limite para criar o próximo sucesso do mundo dos videogames indies.

O mais legal é que o Game Builder tem, inclusive, um modo de colaboração, para que você e vários amigos trabalhem num projeto ao mesmo tempo ou para que as pessoas testem o jogo em tempo real conforme você vai avançando na sua construção.

O Game Builder pode ser baixado gratuitamente no Steam para macOS ou Windows. Divirtam-se!

via Cult of Mac

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

3 comments

  1. Calma cara. Isso não deixa de ser um Mario Maker com a skin do Minecraft. Vc não está programando nada. Apenas executando aquilo que o programador já disponibilizou pra vc poder executar.

  2. Falacias e mais falacias… Exemplo pratico, o xadrez é uma arte a mais de década dominada pela maquina e hoje mais do nunca as pessoas param pra ver partidas dos grandes mestres.

  3. Assim tão fácil????

    Chegará em um momento, em um futuro próximo que não vai nem aprender mas lógica de programação.

    E a pergunta que fica , qual é a graça e a necessidade disso tudo ???

    E em um belo dia , quando for fazer pesquisas a respeito das profissões do futuro em que vai desaparecer, com toda certeza a de programador vai se tornar uma delas assim como foi a de poeta ou escritor ou jornalista, pois a IA vai fazer tudo isso.

    E a pergunta qual é a graça disso tudo ???

Deixe uma resposta