A Apple é a empresa mais valiosa do mundo, mas isso não significa que contenção de gastos esteja fora do seu vocabulário. Agora, por exemplo, a companhia está retardando a contratação de funcionários Genius, segundo informou Mark Gurman, da Bloomberg.
Os Genius, para quem não sabe, são uma verdadeira marca registrada da Maçã no que se refere a suporte técnico especializado para clientes diretamente nas lojas de varejo da empresa. A “modalidade” teve início em 2001 e atualmente abrange mais de 270 lojas nos Estados Unidos, mas está sob certa ameaça.
Isso porque a Apple, segundo a publicação, informou a algumas lojas americanas que não preencherá cargos que ficaram disponíveis após a saída de alguns funcionários — o que foi relatado por pessoas que pediram para não ser identificadas.
Embora a Apple não tenha demitido trabalhadores diretamente, pelo menos cinco cargos destinados a suporte técnico não foram preenchidos, o que é visto por funcionários como um esforço para reduzir o número de empregados em locais que não estão rendendo tanto quanto antes da pandemia — uma redução de custos, para sermos mais claros.
Os cortes realizados pela empresa, de acordo com pessoas que estão por dentro do acontecido, podem prejudicar o atendimento ao cliente e levar a tempos de espera mais longos — principalmente porque a Maçã também retardou a contratação de instrutores criativos em alguns casos mais raros.
Vale recordar que tudo isso vem acontecendo em meio a um esforço inédito de funcionários da Apple por sindicalização. Alguns deles estão coletando assinaturas para dar início a um movimento que já logrou êxito em empresas como Starbucks e Microsoft.