O melhor pedaço da Maçã.
Sundry Photography / Shutterstock.com
Qualcomm

Qualcomm promete ultrapassar o M2 com seu novo chip

Será que a ajuda dos ex-executivos da Apple fará alguma diferença?

A Apple impressionou o mundo quando trouxe para seus computadores os chips da família M1, os seus próprios SoCs1System-on-a-chip, ou sistema em um chip., batizados de Apple Silicon. Na última segunda-feira, durante a keynote de abertura da WWDC22, conhecemos a nova geração dos chips, chamada M2. Mal ele foi anunciado, porém, e comparações pela concorrência já estão aparecendo.

Publicidade

Em entrevista para a CNET, o brasileiro Cristiano Amon, CEO2Chief executive officer, ou diretor executivo. da Qualcomm, afirmou que os próximos chips da empresa ultrapassarão o M2: “Nosso objetivo é ter liderança de desempenho em CPUs3Central processing unit, ou unidade central de processamento. de PCs”, declarou.

A Qualcomm está com “alta expectativa” para os seus novos chips após ter adquirido a NUVIA, empresa especializada em SoCs de alto desempenho com arquitetura ARM e que foi criada — veja só — por ex-executivos da Apple. Com essa “ajuda extra”, eles acreditam que os chips da NUVIA “se destacam de sua linha existente de processadores Snapdragon” e que os próximos processadores se concentrarão em “computações de alto desempenho que alimentam CPUs, GPUs e processamento neural para inteligência artificial”.

Assim que a matéria foi publicada, o analista Ming-Chi Kuo complementou a informação afirmando que o novo processador da Qualcomm se chamará “Hamoa” e será produzido a partir de um processo de 4 nanômetros, ante os 5nm do M2.

Apesar de as informações parecerem animadoras para a empresa, os chips “Hamoa” somente chegarão no final de 2023, precisando antes mesmo disso “convencer as marcas de PC a usarem seus chips em vez dos x86”, comentou Kuo.

Publicidade

Não é surpresa para ninguém que empresas como Qualcomm e Intel estejam de olho nos SoCs da Apple. Aliás, o próprio Amon já afirmou que o Apple Silicon “impulsionou” os desenvolvedores compatíveis com a arquitetura ARM, o que também acaba abrindo as portas para a própria Qualcomm.

Vale lembrar que os processadores mais potentes da Apple — o M1 Pro, o M1 Max e o M1 Ultra, todos de 5nm — provavelmente também ganharão suas novas versões logo, logo, com muito mais potência. Ainda hoje surgiram rumores acerca do “M2 Pro”, que poderá ser fabricado em 3nm, então até a Qualcomm lançar o “Hamoa” pode ser tarde demais.

via 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    System-on-a-chip, ou sistema em um chip.
  • 2
    Chief executive officer, ou diretor executivo.
  • 3
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple estaria desenvolvendo iPad Pro de 14,1″ com chip M2 [atualizado]

Próx. Post

Minecraft: Java Edition já suporta Macs com Apple Silicon

Posts Relacionados