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Executivos da Apple falam sobre chips M2, jogos no Mac e mais

Linha Macs janeiro de 2023

Em uma extensa entrevista para o TechCrunch, o vice-presidente de arquitetura de plataforma da Apple, Tim Millet, e o vice-presidente de marketing de produtos, Bob Borchers, comentaram os novos chips da empresa que equipam Macs, a transição da Intel, o futuro dos jogos no Mac e mais.

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Millet, que já trabalha há 30 anos na indústria de chips e há 17 anos na Apple, revelou que eles viram um grande potencial inicialmente nos iPads Pro. Então, ficaram empolgados com a “oportunidade de ter um grande impacto” e “entregar o desempenho máximo absoluto para máquinas que não tinham ventoinhas” — assim, nasceu o M1.

Já com o M2, o executivo afirmou que não queriam apenas melhorar alguns pontos percentuais, mas trazer algo significativo e levar os limites da tecnologia ao máximo possível.

A linha M2 realmente queria manter essa posição de liderança empurrando, novamente, os limites da tecnologia. Não pegamos um aumento de 20% e descobrimos como espalhá-lo por três anos… descobrimos como obter ganhos incrementais. Pegamos tudo em um ano; apenas fomos com tudo. Não é isso que acontece no resto da indústria ou historicamente.

Mesmo que o foco tenha sido em um chip, Borchers destacou que “a Apple está construindo produtos, não peças”. Ou seja, a empresa preza pelo produto final e a sua integração com cada pequeno componente, unindo “silício, software e hardware” desde o princípio da construção.

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Na linha atual, somente o Mac Pro ainda conta com chip da Intel. Com a mudança, a Apple foi se desvinculando cada vez mais da empresa, mas Millet e Borchers afirmaram que havia uma “grande parceria” entre elas.

A Intel foi uma grande parceira ao longo dos anos em que distribuímos as máquinas Intel. Eles foram muito receptivos; eles foram realmente inspirados pela direção que a Apple os impulsionou. E acho que nossos produtos se beneficiaram dessa interação. Claro, os produtos de nossos concorrentes também se beneficiaram dessa interação às vezes.

Os executivos também conversaram sobre jogos no Mac. A Apple busca sempre expandir o Metal — que já está na sua terceira versão — , adicionando novas APIs1Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.; assim, Borchers contou que sente que estão aprimorando essa área “a cada novo lançamento” de chip da série M.

Millet comentou que eles queriam dotar os Macs de “GPUs2Graphics processing units, ou unidades de processamento gráfico. muito capazes” até para incentivar os desenvolvedores, que por muito tempo ficaram cautelosos de “fazer um grande investimento” no Mac. Isso seria aplicado desde máquinas como o MacBook Air até nas mais potentes, como o Mac Studio com M1 Ultra.

Jogo Resident Evil: Village no Mac

Com o M2 Max, por exemplo, os jogos podem ter 96GB de memória gráfica disponíveis só para eles — algo com que os desenvolvedores não estão acostumados. “Acho que eles estão tentando entender isso, porque as possibilidades são incomuns”, disse Millet.

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Ainda assim, ele admitiu que transformar os Macs em máquinas para jogos não será algo feito “da noite para o dia”.

A história começa muitos anos atrás, quando estávamos imaginando essa transição. Os gamers são um grupo sério. E não acho que vamos enganar ninguém dizendo que da noite para o dia faremos do Mac uma ótima plataforma de jogos. Vamos ter uma visão de longo prazo sobre isso.

Mac mini com chip M2
Imagem: MacRumors

Por fim, Borchers terminou a entrevista falando sobre o novo Mac mini com chip M2 — que custa US$100 a menos que o Mac mini com M1 — e como a empresa quer levar seus sistemas ao maior número possível de consumidores.

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No final do dia, nossos produtos são para as pessoas e queremos colocar nossos sistemas em tantas mãos quanto possível. Sentimos que a construção do Mac mini é uma ótima maneira de liberar a criatividade e, francamente, queríamos poder colocá-lo nas mãos do maior número possível de pessoas.

Caso queira ler a entrevista (em inglês) na íntegra, ela pode ser conferida aqui.


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Preço parcelado: a partir de R$23.999,00 em até 12x
Cores: preto-espacial, cinza-espacial ou prateado
Chips: M3 (CPU de 8 núcleos; GPU de 10 núcleos), M3 Pro (CPU de 11 ou 12 núcleos; GPU de 14 ou 18 núcleos) ou M3 Max (CPU de 14 ou 16 núcleos; GPU de 30 ou 40 núcleos)
Memória: 8GB, 18GB, 36GB, 48GB, 64GB, 96GB ou 128GB
Armazenamento: 512GB, 1TB, 2TB, 4TB ou 8TB
Adaptador de energia: 70W, 96W ou 140W

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Chip: M2 (CPU de 8 núcleos e GPU de 10 núcleos) ou M2 Pro (CPU de 10 núcleos e GPU de 16 núcleos)
Memória: 8GB, 16GB, 24GB ou 32GB
Armazenamento: 256GB, 512GB, 1TB, 2TB, 4TB ou 8TB
Ethernet: Gibabit Ethernet ou Gibabit Ethernet 10

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Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.
  • 2
    Graphics processing units, ou unidades de processamento gráfico.

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