O melhor pedaço da Maçã.

Desenvolvedor torna Touch Bar compatível com o Windows 10

A integração não é muito fácil de ser reproduzida, entretanto
Touch Bar rodando no Windows 10 via Boot Camp

A utilidade da Touch Bar no macOS é debatível e vai depender muito do padrão de uso de cada um, mas uma coisa é inegável: se você costuma rodar o Windows 10 no seu MacBook Pro, a barrinha é completamente inútil nesses momentos — ela simplesmente exibe os botões de função que estariam ocupando aquele lugar fisicamente em outros computadores, sem nenhuma outra utilidade ou integração. Um intrépido hacker, entretanto, resolveu encarar esse problema.

Publicidade

O desenvolvedor @imbushuo conseguiu fazer a Touch Bar funcionar com o Windows 10 rodando via Boot Camp, tornando a barrinha minimamente mais útil ao usar o sistema operacional da Microsoft. Com a integração, a telinha secundária passa a exibir a barra de tarefas do sistema, e você pode tocar nos ícones para abrir o Menu Iniciar, evocar a busca ou a Cortana e alternar entre aplicativos.

É bem verdade que, no momento, a utilidade da integração é limitada: ela pode somente espelhar a barra de tarefas na tela superior, sem outras funcionalidades contextuais por aplicativo; não é possível ocultar a barra na tela principal e deixá-la somente na Touch Bar, o que economizaria espaço de tela — mas requereria a configuração de um driver de display virtual no qual o desenvolvedor não tem interesse em trabalhar no momento. O Touch ID não funciona, também.

Para conquistar o feito, o desenvolvedor simplesmente modificou o perfil da Touch Bar reconhecido pelo Windows: normalmente, o sistema identifica a barrinha como um teclado virtual, mas com algumas modificações é possível fazer com que ele “pense” que a tela secundária é justamente isso: uma tela secundária.

Publicidade

Por ora, se você quiser se aventurar a fazer uma modificação parecida, precisará lidar com um bocado de arquivos de configuração contidos num repositório no GitHub — o desenvolvedor não criou um app “bonitinho” para que usuários instalem a funcionalidade, então o processo é recomendado apenas para usuários avançados. É bom notar, também, que a peripécia pode exigir mais que o normal da bateria do seu computador e até causar problemas com outros aspectos do sistema, como o Wi-Fi ou o Bluetooth.

Em outras palavras: até que alguém se preste a pegar esses achados e transformá-los num utilitário auto-contido, fácil de instalar e com os problemas resolvidos, é salutar que a Touch Bar no Windows continue sendo apenas uma curiosidade. Mas é um começo, não?

via iPhone Hacks

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 21 a 28 de julho

Próx. Post

Expansão Rise and Fall chega ao jogo Civilization VI para iOS

Posts Relacionados