O melhor pedaço da Maçã.

iGoogle: nova rede social do Google?

O Google tem um sério calcanhar de Aquiles na seara das redes sociais e ele se chama Orkut. Apesar do baita sucesso que sabemos que ele faz por aqui, tal feito só se reflete similarmente na Índia. Nos Estados Unidos, principalmente, o Orkut é pouquíssimo utilizado.

Publicidade

Com a chegada do OpenSocial, o Google poderá integrá-lo ao iGoogle e seus gadgets numa segunda tentativa de estabelecer um sucesso em redes sociais online.

iGoogle Sandbox

Tal como prometido para o Orkut (mas por enquanto só disponível na Estônia), o iGoogle contém um ambiente para desenvolvedores criarem gadgets OpenSocial. A previsão é que em breve estes se tornem cada vez mais sociais: “um gadget de livros, por exemplo, poderia mostrar o que um determinado amigo está lendo, possibilitar que usuários peçam livros de amigos emprestados e listar quais livros foram recentemente comentados por seus amigos”.

Publicidade

Ao contrário do Orkut, o iGoogle em si tem dezenas de milhares de usuários, 50% deles nos EUA. Hoje em dia ele é utilizado por muitos usuários como suas páginas de entrada na web, permitindo total customização visual e de conteúdos diversos escolhidos pelo usuário.

O Google tem um belo desafio à frente, de forma a evitar, por exemplo, que a nova leva de gadgets contamine o iGoogle com convites de amigos ou gadgets virais que só enchem o saco. Se bem sucedido, o projeto conectará socialmente todos os serviços do Google, mas tudo precisa ser bem pensado.

Publicidade

O vídeo abaixo traz uma apresentação da iGoogle Sandbox e um exemplo de como criar um gadget utilizando uma das novas APIs do OpenSocial:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=H6KVwATfCdM[/youtube]

[Via: Google Operating System.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mac é Pop: revista com curso de AutoCAD ilustrada com MacBook Pro?

Próx. Post

Apple: moda dos anos 70?

Posts Relacionados