O melhor pedaço da Maçã.

Trump anuncia nova rodada de impostos que poderá afetar todos os produtos da Apple

As ações da Maçã caíram 2% após o comunicado
Joseph Sohm / Shutterstock.com
Donald Trump

Até agora, a política fiscal de Donald Trump, que consiste basicamente em taxar pesado produtos montados e importados da China, passou ao largo de produtos da Apple — apenas alguns acessórios e carregadores foram afetados por um novo imposto, de 25%, efetivado há alguns meses. Agora, parece que o bicho vai pegar com mais força.

Publicidade

O Presidente dos Estados Unidos anunciou que, a partir do dia 1º de setembro, uma nova rodada de categorias de produtos importados da China será sujeitada a um imposto de 10%. As novas categorias abrangem basicamente todos os produtos vindos do País da Muralha que não tinham sido contemplados com o imposto anterior; ou seja, caso a promessa seja cumprida, todos os produtos importados da China para os EUA terão um imposto a mais daqui a um mês — incluindo os da Apple.

https://twitter.com/realDonaldTrump/status/1156979446877962243
[…] durante as conversas, os Estados Unidos começarão, em 1º de setembro, a aplicar uma pequena tarifa adicional de 10% nos US$300 bilhões restantes em bens e produtos vindos da China para o nosso país. Isso não inclui os US$250 bilhões já tarifados em 25%.

Não está claro ainda quais produtos da Maçã cairiam na nova taxa, já que o anúncio de Trump é caracteristicamente vago. Ainda assim, como o presidente fala em “todos os produtos ainda não afetados por impostos”, é de se crer que iPhones, iPads, Macs, Apple Watches, HomePods, AirPods, Apple TVs e o que mais você puder imaginar entrem no bolo.

O mercado já entendeu o recado: desde o anúncio de Trump, as ações da Apple caíram mais de 2%, perdendo (temporariamente ou não) os ganhos vistos desde o anúncio dos resultados fiscais da empresa, na última terça-feira.

Publicidade

A notícia é apenas mais uma para a maré de “azar fiscal” da Apple: há algumas semanas, a empresa solicitou formalmente ao governo dos EUA uma isenção de impostos para o novo Mac Pro, que será fabricado na China, e teve seu cavalinho rapidamente tirado da chuva quando Trump em pessoa negou o pedido em um tweet. Posteriormente, a empresa anunciou planos de continuar fabricando o futuro computador em solo americano, mas ainda não compartilhou detalhes sobre o projeto.

Resta saber agora se o anúncio de Trump é apenas (mais) uma bravata ou se a coisa é verdadeira — e se for, qual será a resposta da Apple. Em carta enviada alguns meses atrás ao Representante Comercial dos EUA, Robert Lighthizer, a empresa afirmou que a reforma fiscal proposta pelo presidente afetaria todos os seus produtos e diminuiria a contribuição econômica da Maçã para o país, mas não entrou em detalhes sobre como possivelmente lidaria com as mudanças.

Teremos, então, de aguardar. Será que veremos iPhones ainda mais caros?

via Cult of Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo comercial da série “Behind the Mac” celebra o impossível

Próx. Post

Alphabet passa Apple como a empresa com mais dinheiro em caixa

Posts Relacionados