O melhor pedaço da Maçã.

Vendas de iPhones no mundo caíram dois dígitos no segundo trimestre de 2019 [atualizado]

Entre os motivos para a queda na expressividade do gadget está a falta de inovação dos modelos recentes
waller66 / Shutterstock.com
Caixas de iPhones XR

A Apple não informa mais o número específico de dispositivos (iPhones, iPads, Macs, etc.) vendidos em seus relatórios fiscais trimestrais, mas é possível ter uma ideia de como as vendas desandaram mudaram ao longo do ano. De acordo com o último resultado, divulgado na terça-feira passada, houve uma queda de 10,9% nas vendas de iPhones, com a Maçã embolsando uma receita de US$25,9 bilhões.

Publicidade

Com base nesses números, as empresas de análise Strategy Analytics, Counterpoint Research e Canalys divulgaram seus apontamentos sobre as vendas de smartphones mundialmente no segundo trimestre de 2019 — as quais, assim como a Apple, têm visto seus resultados gerais caírem.

Segundo a Strategy Analytics, o mercado de smartphones recuou 3% no segundo trimestre, saindo de 350,4 milhões de unidades no mesmo período de 2018 para 341,4 milhões neste ano. Com relação à Apple, os números da SA são os mais positivos: a companhia teria vendido 38 milhões de unidades de iPhones e viu sua participação cair 8 pontos percentuais, tornando-a responsável pelo pior desempenho entre as cinco maiores fabricantes do mundo.

Vendas de smartphones pela Strategy Analytics

A Counterpoint, por outro lado, desanimou ainda mais os investidores ao constatar que as vendas de iPhones caíram 11 pontos percentuais, para 36,4 milhões de aparelhos no segundo trimestre deste ano, o que culminou em uma queda de 12% na receita da empresa. A boa notícia é que as tendências de vendas do smartphone da Apple estão melhorando, em parte devido ao programa de trade-in e a outros benefícios oferecidos.

Vendas de smartphones pela Counterpoint Research

Mais negativo do que a Counterpoint, só mesmo a Canalys, a qual aponta que as vendas de iPhones ficaram na casa dos 36 milhões no segundo trimestre de 2019 — um declínio de 13% pontos percentuais. De acordo com a firma, as novidades dos iPhones XS, XS Max e XR não foram suficientes para expandir a base de usuários da companhia. Ainda assim, o desempenho do XR foi destacado pela empresa, pois só ele foi responsável pela comercialização de 37,5% do total de aparelhos da Apple vendidos no período.

Vendas de smartphones pela Canalys

Enquanto a Apple tem passado por dias nublados, as maiores concorrentes da companhia têm se mantido bem em meio a turbulência que acomete o mercado de smartphones. Nesse sentido, tanto a Huawei quanto a Samsung viram suas vendas crescerem no segundo trimestre do ano — apesar de a gigante sul-coreana ter reportado uma queda nos seus lucros de 56%.

Publicidade

Os analistas também se preocupam com o futuro do iPhone, afirmando que se a Apple optar por não implementar o suporte ao 5G nos aparelhos deste ano (o que é realmente não deverá acontecer), a queda no número de vendas para o próximo ano poderá ser tão grande, se não maior, que a de agora.

via CNET

Atualização 07/08/2019 às 11:07

A IHS Markit também divulgou seus números sobre as vendas de iPhones no último trimestre e, apesar de os resultados estarem no mesmo patamar das firmas supracitadas, a queda foi um pouco maior sob a perspectiva da firma de Londres.

Pesquisa sobre vendas de smartphones da IHS Markit

De acordo com a IHS, a Apple vendeu 35,3 milhões de iPhones no segundo trimestre de 2019, sugerindo uma queda de quase 15 pontos percentuais em relação ao período anterior. Segundo os analistas, a razão para isso está, novamente, no alto preço cobrado pelo novos flagships e a falta de elementos inovadores da geração de iPhones atual.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple tenta “colocar ordem” no desenvolvimento de óculos AR com remanejamento interno

Próx. Post

Microsoft tira sarro da Apple em comercial com o “Mac Book”

Posts Relacionados