O melhor pedaço da Maçã.

Apple é investigada por “abuso de poder” contra fornecedoras no Japão

Tudo recai sobre a possibilidade de a Apple estar cometendo práticas ilegais no país
Menino tenta usar um laptop da Apple em uma loja de informática em Tóquio (Japão)

A Comissão de Comércio Justo do Japão (equivalente à Fair Trade Commission americana) está investigando as atividades da Apple no país para determinar se a companhia pressionou fornecedores japoneses e abusou da sua posição de poder para violar regras anticompetitivas, como divulgado pela Reuters.

Publicidade

Especificamente, a comissão está analisando se a Apple “forçou” essas fornecedoras a assinarem contratos para o fornecimento de tecnologias e informações sobre a fabricação de peças de seus produtos gratuitamente.

A situação veio à tona quando uma dessas empresas acusou a Apple de violação de patente e exigiu uma revisão do contrato, quando a Maçã supostamente ameaçou encerrar a relação comercial com ela.

Ainda não se sabe mais detalhes sobre o caso, uma vez que nenhuma das duas (Apple e comissão) comentaram a investigação.

Publicidade

Por outro lado, essa é apenas uma das várias investigações que foram lançadas sobre a Maçã no último ano no país, muitas delas envolvendo práticas anticompetitivas; em 2018, por exemplo, a gigante de Cupertino foi investigada por ajudar as operadoras japonesas a vender iPhones por preços mais baixos para que os planos celulares fossem vendidos mais caros.

Enquanto isso, nos EUA, a Federal Trade Commission está verificando o impacto do acordo de vendas entre a Apple e a Amazon sobre as revendedoras independentes, uma vez que essa parceria monopolizou as vendas de gadgets no site de compras.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple poderá fornecer iPhones “desbloqueados” para pesquisadores de segurança

Próx. Post

Apple consegue registro de patente de Face ID para Macs

Posts Relacionados