Após denúncia, Apple é investigada na Rússia por monopólio

Ilustração da Kaspersky

A Apple foi alvo, neste ano, de várias acusações de monopólio em diferentes pontas dos seus negócios, como no mercado de streaming de música (Apple Music) e de aplicativos (App Store). Com relação a esse último, a Maçã publicou uma página respondendo as acusações de diferentes órgãos e empresas, mas isso não foi suficiente para que ela deixasse de ser investigada por algumas de suas ações.

A companhia está sob os holofotes do Serviço Federal Antimonopólio da Rússia (FAS) após uma queixa da empresa de segurança Kaspersky Lab, a qual acusou a Maçã de abuso da sua posição como proprietária da App Store a fim de beneficiar seus próprios recursos (alguns oferecidos nativamente pelo iOS) em detrimento de softwares de terceiros.

O órgão russo está investigando por que o app Safe Kids, da Kaspersky, foi removido da App Store e quais foram os motivos de a Apple ter solicitado para a desenvolvedora alterações no funcionamento do software para que ele voltasse a ser distribuído novamente na plataforma da Maçã.

Na época, a Apple informou que removeu o aplicativo pois ele não atendia às diretrizes da App Store, mas a Kaspersky argumentou que o app já estava sendo distribuído há três anos e só foi retirado porque a empresa havia acabado de lançar o iOS 12 com o seu próprio recurso de monitoramento, o Tempo de Uso (Screen Time), que oferece funções similares de controle parental existentes no app Safe Kids.

Quando questionada sobre a investigação na Rússia, a Apple referenciou à Reuters sua posição emitida em abril passado, na qual qual a companhia afirmava que removeu vários aplicativos de controle parental da App Store porque eles “colocavam em risco a privacidade e a segurança dos usuários”.


Ícone do app Kaspersky Safe Kids Family GPS

Kaspersky Safe Kids Family GPS

de Kaspersky Lab UK Limited

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.35.0 (215.4 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários