Pesquisa: iPhone tem o 4G mais rápido do Brasil Globalmente, entretanto, a Samsung é a campeã

Testes de performance dos rádios de smartphones existem aos montes por aí, mas a Opensignal fez uma pesquisa bem diferente — e que leva a outras interpretações. A firma levantou dados sobre a recepção de 4G em vários países [PDF], levando em conta smartphones de três das principais fabricantes do mundo: Apple, Samsung e Huawei. E adivinhem: no Brasil, a Maçã acabou levando a melhor.

A pesquisa, que tem como intuito analisar “o impacto da experiência móvel de acordo com a escolha de uma marca”, mostrou que usuários de iPhones no Brasil desfrutam de uma velocidade média de 21Mbps no 4G; smartphones Huawei recebem dados a, em média, 19Mbps, enquanto os aparelhos da Samsung ficaram na lanterna, com 15Mbps.

Pesquisa da Opensignal sobre velocidade 4G por país e fabricante

Curiosamente (ou não), os resultados são bem diferentes da média global. Considerando os dados combinados dos 40 países pesquisados, a Samsung foi campeã em 35% dos territórios e mostrou o melhor desempenho com os aparelhos de alto nível (26Mbps de média). A Apple venceu na comparação dos smartphones médios, com os iPhones XR e X (16,5Mbps), enquanto a Huawei levou o comparativo entre os aparelhos de “baixo nível”, com 12,1Mbps.

Pesquisa da Opensignal sobre velocidade 4G por país e fabricante

Além do Brasil, a Apple viu os iPhones obterem a maior velocidade de 4G em alguns outros mercados, como Kuwait, Marrocos, Arábia Saudita, Argentina e Chile. Isso, claro, não é aleatório: os países onde o iPhone se saiu melhor no levantamento são justamente aqueles onde ele é menos popular — como o smartphone da Maçã é, nesses países, comumente restrito aos consumidores mais ricos, é de se esperar que ele seja usado em locais com cobertura melhor e em redes mais sólidas, com melhor confiabilidade.

A Opensignal fez também um levantamento da velocidade média de download dos smartphones de nível mais alto em cada país. Surpreendendo aproximadamente ninguém, a Coreia do Sul capitaneou o ranking, com uma velocidade média de 70,6Mbps; o Brasil ficou em 39º lugar, com 26,6Mbps, e o Iraque ficou na lanterna da lista, com velocidade média de 6,6Mbps.

via Olhar Digital

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários