O melhor pedaço da Maçã.

Apple, Google e Microsoft são criticadas por ignorar cruzamentos férreos em mapas

Os acidentes continuam acontecendo, e órgãos acreditam que as plataformas de mapas poderiam ajudar
Cruzamento férreo

Aqui no Brasil, com a cultura do automóvel tendo basicamente matado os trens ao longo dos últimos 70 anos, não é muito comum convivermos com cruzamentos férreos — isto é, locais onde ruas ou estradas cruzam-se com linhas de trens. Ainda assim, essa é uma ocorrência muito comum no resto do mundo — e ela está rendendo uma certa dor de cabeça para as companhias tecnológicas.

Publicidade

As informações são do Politico: há cerca de três anos, um acidente matou um engenheiro e deixou dezenas de pessoas feridas depois que o motorista de um caminhão invadiu um cruzamento férreo e colidiu com um trem de passageiros na Califórnia (Estados Unidos). Pouco depois do ocorrido, autoridades de segurança no trânsito começaram a fazer um apelo ao Google, à Apple, à Microsoft e a outras empresas que mantêm plataformas de mapas: sinalizar expressamente os cruzamentos férreos em seus serviços.

O problema: quase três anos depois, nenhuma delas se empenhou particularmente a fazê-lo.

Segundo o National Transportation Safety Board (NTSB, o órgão de segurança no trânsito dos EUA), uma das principais razões para o acidente de 2016 foi o fato de o motorista do caminhão estar desorientado numa área que não conhecia; ele invadiu o cruzamento por acreditar que tinha a preferência. Segundo o órgão, se as plataformas de mapas indicassem com mais rigidez as áreas de cruzamentos férreos, incidentes como esse poderiam ser evitados.

Publicidade

O NTSB, analisando esse incidente e notando que centenas de pessoas morrem em ocorrências do tipo todos os anos nos EUA, notificou uma série de empresas sobre a necessidade de intensificar as marcações de cruzamentos férreos. Não só Apple, Google e Microsoft foram alvo da campanha; outras fabricantes e desenvolvedoras, como TomTom, Garmin, MapQuest e UPS, também receberam o apelo do órgão.

De todas, apenas duas responderam ao NTSB: a TomTom afirmou que já inclui cruzamentos férreos em seus mapas há mais de uma década. O Google, por sua vez, foi menos colaborativo, dizendo que tinha receio de tornar a experiência dos seus mapas muito cheia de informações e “abaixo do ideal” para os seus usuários. A Apple e as demais companhias mantiveram-se caladas.

Se algo sobre o assunto mudará nos próximos tempos, teremos de aguardar para ver.

via The Verge

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Última beta do iPadOS 13 traz suporte “básico” ao Magic Mouse 2

Próx. Post

Apple é processada por armazenar dados do iCloud em servidores de terceiros

Posts Relacionados