O melhor pedaço da Maçã.

Parallels ganha suporte ao recurso Sidecar; Telegram tem agora Modo Lento para grupos

Temos novidades também no Lightroom, no iFood e no OneNote!

E cá estamos nós de novo com as atualizações mais importantes de aplicativos populares da App Store (e de fora dela)! Vamos dar uma olhada nelas?

Publicidade

Parallels Desktop

O software de virtualização da Corel chegou à versão 15 com algumas novidades bem interessantes.

Para início de conversa, ele fez a transição completa para a API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. Metal, ganhando uma boa melhoria de performance: aplicativos da suíte Office, por exemplo, abrem 80% mais rápido, enquanto a renderização de gráficos está 15% mais veloz.

Parallels Desktop 15

A integração com o Metal também traz outra boa novidade: suporte ao DirectX 11, que torna o Parallels Desktop compatível com mais uma série de aplicativos/jogos, entre eles Autodesk 3DS Max 2020, Lumion, FIFA 19, Age of Empires e muito mais.

Publicidade

Querem mais? Tem mais! Ele conta com suporte completo ao macOS Catalina, incluindo integração com o Sidecar para jogar janelas do Parallels no iPad e trabalhar com o Apple Pencil. Até mesmo as capturas de tela feitas no Windows aparecem na nova interface do macOS, com os recursos de edição da Maçã. A nova versão adiciona também suporte ao menu Compartilhar, no Finder, para envio rápido de arquivos; além disso, uma série de novos dispositivos Bluetooth são suportados, como o controle do Xbox One.

O Parallels Desktop pode ser adquirido por US$80 (assinatura anual) no site da desenvolvedora; se você estiver fazendo o update de uma versão anterior, pode comprá-lo por US$50. Há opções de compra única e ofertas para desenvolvedores e empresas.

Telegram


Ícone do app Telegram Messenger
Telegram Messenger de Telegram FZ-LLC
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 10.9.2 (158.9 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Telegram
Telegram de Telegram Messenger LLP
Compatível com Macs
Versão 10.9.1 (99.5 MB)
Requer o macOS 10.13 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

O mensageiro mais polêmico do Brasil, por sua vez, apresentou um recurso que pode desencorajar integrantes de grupos a se animarem e proferirem ilegalidades (ou não).

O chamado Slow Mode (Modo Lento) permite que administradores de grupos configurem um tempo mínimo para que os integrantes mandem mensagens seguidas — o que pode variar entre 30 segundos e 1 hora. A ideia é tornar a conversa em grupos grandes mais ordenada e, como define o próprio Telegram, “aumentar o valor de cada mensagem individual”.

Modo lento no Telegram

A nova versão do mensageiro traz também a opção de você mandar uma mensagem silenciosa para qualquer contato ou grupo. Se você fizer isso, a pessoa receberá uma notificação como de costume (a não ser que tenha seu contato silenciado, claro), mas seu dispositivo não emitirá nenhum tipo de som — o que é ótimo para o caso de você querer mandar uma mensagem no meio da madrugada mas não ter certeza se a pessoa tem o costume de deixar o celular no Modo Silencioso.

Publicidade

Para isso, basta segurar o botão de enviar e optar pela nova opção.

Publicidade

Por fim, a atualização do Telegram permite que você escolha diferentes cores de destaques no Modo Escuro e atribua “títulos” aos administradores dos grupos.

iFood


Ícone do app iFood: pedir delivery em casa
iFood: pedir delivery em casa de iFood
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 10.11.0 (162.5 MB)
Requer o iOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

O indefectível aplicativo de delivery ganhou uma pequena atualização na qual torna-se possível utilizar filtros nas listas de pratos. Com isso, ao se deparar com um vasto cardápio, você pode filtrar o que lhe interessa com algumas marcações rápidas.

Agora também é possível acompanhar algumas entregas feitas por restaurantes. Pra saber quais locais trabalham com entregas rastreáveis, procure nos detalhes do restaurante (onde aparece a avaliação e o tempo de entrega) o ícone de uma setinha.

Por fim, a tela “Perfil” foi atualizada para que fique mais prática e bonita.

OneNote


Ícone do app Microsoft OneNote
Microsoft OneNote de Microsoft Corporation
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 16.83 (231.3 MB)
Requer o iOS 16.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

O aplicativo de anotação da Microsoft, por sua vez, ganhou uma boa integração com o Outlook. A partir de agora, é possível importar todos os detalhes úteis de uma reunião agendada por email — com um único toque, informações como data, local, agenda, tópicos e participantes vão para o OneNote, e você pode realizar as anotações pertinentes àquele encontro com muito mais rapidez e facilidade.

Lightroom

Por fim, a família Lightroom, da Adobe, também ganhou uma série de melhorias. Para começar com o Lightroom Classic, no Mac e PC, temos edição acelerada por GPU2Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico. para performance aprimorada e mais suave; a novidade também estará disponível no Camera Raw. Além disso, o aplicativo ganhou suporte a exportação em PNG, etiquetas de cores para organização e batch merge para arquivos HDR3High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica..


Ícone do app Lightroom Editor de foto video
Lightroom Editor de foto video de Adobe Inc.
Compatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 9.2.1 (305.9 MB)
Requer o iOS 16.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app Lightroom Editor de foto videoScreenshot do app Lightroom Editor de foto videoScreenshot do app Lightroom Editor de foto videoScreenshot do app Lightroom Editor de foto videoScreenshot do app Lightroom Editor de foto videoScreenshot do app Lightroom Editor de foto videoScreenshot do app Lightroom Editor de foto videoScreenshot do app Lightroom Editor de foto videoScreenshot do app Lightroom Editor de foto video

Ícone do app Adobe Lightroom
Adobe Lightroom de Adobe Inc.
Compatível com Macs
Versão 7.2 (1.4 GB)
Requer o macOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

O Lightroom CC, disponível para macOS, Windows e iOS, também tem novidades: a partir de agora, é possível recuperar fotos apagadas há até 60 dias, e foi adicionado suporte a novas câmeras e lentes. No iOS, especificamente, é possível baixar presets diretamente nas fotos visualizadas na aba Discover, e capturas de tela não mais são adicionados à sua biblioteca por padrão. Temos ainda, novos parâmetros de busca, como distância focal, mapa de profundidade e mais.

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.
  • 2
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.
  • 3
    High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Governo Trump adia impostos que afetariam Apple; ações da empresa disparam

Próx. Post

Apple e Spotify estão conversando para integrar serviço com a Siri

Posts Relacionados