O melhor pedaço da Maçã.

Siri continua evoluindo, mas ainda perde para o Google Assistente em teste de eficiência

A assistente da Apple superou a Alexa, entretanto
Oscar Gutiérrez/CNET
Siri no iPhone

Anualmente, o analista Gene Munster, da Loup Ventures, faz um teste de eficiência com as principais assistentes digitais do mercado para avaliar a performance e a competência de cada uma delas. Ano passado, vimos que a Siri, ainda que evoluindo a passos de tartaruga, ainda ficava muito atrás do Google Assistente nesses quesitos; em 2019, o cenário não mudou muito.

Publicidade

O teste de Munster consiste na realização de 800 perguntas para cada uma das assistentes: Google, Siri e Alexa — a Cortana foi eliminada do teste pela mudança de foco que a Microsoft está aplicando na plataforma. As respostas são analisadas sob dois parâmetros: primeiro, se a assistente em questão entendeu o comando/pergunta e, segundo, se ela respondeu o pedido corretamente.

As perguntas são divididas em cinco categorias: locais (por exemplo, “qual a cafeteria mais próxima?”), comércio (“compre guardanapos para mim”), navegação (“como eu chego ao centro de ônibus?”), informação (“com quem o Bahia jogará hoje à noite?”) e comandos (“me lembre de ligar para João às duas da tarde de hoje”).

Teste de eficiência das assistentes digitais, Loup Ventures, 2019

Nos testes de 2019, o Google Assistente manteve a posição de liderança, entendendo 100% das perguntas e respondendo corretamente a 92,9% delas — na última pesquisa, realizada em julho do ano passado, essa taxa ficou em 85,5%. A Siri, por sua vez, permaneceu em segundo lugar: ela entendeu 99,8% das perguntas (um leve salto em relação aos 99% do teste anterior) e respondeu corretamente 83,1% delas — também uma melhora em relação aos 78,5% sobre a pesquisa de 2018.

Publicidade

A Alexa ficou em terceiro lugar no levantamento: ela até entendeu mais perguntas que a Siri (99,9%), mas respondeu corretamente 79,8% delas. Ainda assim, o salto da assistente da Amazon foi verginoso: no teste do ano passado, ela tinha respondido apenas 52,4% das questões corretamente.

Dividindo as perguntas em categorias, vemos que a Siri superou suas duas principais concorrentes na parte dos comandos, realizando corretamente 93% dos pedidos; por outro lado, a assistente da Maçã ficou em último lugar nas categorias de comércio (68%) e informações (76%).

Teste de eficiência das assistentes digitais, Loup Ventures, 2019

Será que a Maçã consegue manter essa trajetória ascendente? E, mais importante, será que essa trajetória consegue se intensificar a ponto de equiparar a Siri às suas principais concorrentes? Teremos de aguardar para ver.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhones de 2019 poderão ter telas OLED com mesmos materiais do Galaxy Note10

Próx. Post

Apple agora é responsável por 2,4 milhões de empregos nos EUA

Posts Relacionados