MM Responde: como utilizar a autenticação de dois fatores em dispositivos que não permitem a digitação do código de verificação?

Hoje é dia de mais uma edição de nossa coluna MM Responde!

A pergunta do dia é:

Como utilizar a autenticação de dois fatores em dispositivos que não permitem a digitação do código de verificação?

Para dispositivos mais antigos e/ou que não suportam a forma regular de verificação em duas, a Apple possui uma alternativa.

Autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores é uma medida para adicionar uma camada a mais de segurança em suas contas digitais na tentativa de manter-se protegido digitalmente. A ideia é a de que ninguém poderá entrar na sua conta sem ter posse de outro dispositivo seu de confiança ou acesso ao seu número.

iCloud.com

Para “atravessar” a autenticação de dois fatores, basta acessar o iCloud.com e digitar normalmente as credenciais do seu ID Apple (se estiver fazendo isso num computador público, é uma boa ideia fazê-lo numa aba anônima). É importante ressaltar que alguns recursos não exigem esse tipo de autenticação, como o Buscar Meu iPhone.

Autenticação de dois fatores em dispositivos mais antigos

Abaixo, explicarei como utilizar a autenticação de dois fatores em dispositivos mais antigos, incompatíveis com o recurso — isso inclui Apple TVs de gerações anteriores e Macs com versões do OS X/macOS os quais não apresentam a janela para digitação do código enviado pela Apple.

Nesse processo, você terá de gerar um código manual em um dispositivo já conectado a sua conta:

  • No iOS: vá em Ajustes » [Sua Conta] » Senha e Segurança e toque em “Obter Código de Verificação”.
  • No macOS: vá em Preferências do Sistema » iCloud » Detalhes da Conta » Segurança e depois em “Obter Código de Verificação”.
Receber Código de Verificação no macOS

Após gerar os códigos, digite o email da sua conta iCloud; no campo de senha, digite-a normalmente e, logo em seguida, adicione (na sequência mesmo, sem espaçamento) os seis dígitos obtidos no processo acima.

Pronto, sua conta deverá ser acessada normalmente!

·   •   ·

Se você deseja mais dicas de como proteger suas contas, não deixe de conferir nosso vídeo:

·   •   ·

Se você procurou resposta no MM Fórum e não encontrou ou se você simplesmente tem alguma sugestão para o MM Responde (selecionaremos uma por vez), é só mandar um email para mim [marcelo arroba nosso domínio] ou falar comigo no Twitter [@marcelodemelo].

Até a próxima! 😉

Posts relacionados

Comentários