O melhor pedaço da Maçã.

Brasileiros mais uma vez marcam forte participação na FileMaker Developers Conference

FileMaker DevCon 2013

por Henrique M. F. Bilbao

Publicidade

Todo ano, nos Estados Unidos, acontece um evento que reúne desenvolvedores e curiosos sobre FileMaker do mundo inteiro. A FileMaker Inc. é uma subsidiária da Apple que desde 1984 atende à demanda de banco de dados do mundo da Maçã. Atualmente, FileMaker é um conjunto de soluções de bancos de dados que roda em Macs, PCs, iPads e iPhones/iPods touch.

A evolução dos eventos da FileMaker é indescritível. A cada participação da HiMaker — minha empresa, sediada em Blumenau (SC) —, a vontade de evoluir junto à ferramenta só aumenta e novas ideias surgem com as melhorias apresentadas pela desenvolvedora.

FileMaker DevCon 2013

Na FileMaker Developers Conference (DevCon) 2013 foram anunciadas novas funcionalidades, bem como liberadas betas para os participantes do programa de testers, do qual a HiMaker faz parte, sendo possível o acesso a essas melhorias e novas funcionalidades antes de estarem prontas para o grande público.

Publicidade

Um dado importante anunciado pela FileMaker foi a informação de que o FileMaker Go, seu aplicativo para iOS, já teve mais de 700 mil downloads, representando uma média de mais de 1.000 por dia. Só para terem uma ideia, no finalzinho de 2012 o número estava em 500 mil.

Neste ano o Brasil teve presença um pouco mais forte na DevCon, com a participação de cinco brasileiros FBAs (FileMaker Business Alliances) dentre os 16 FBAs da América Latina e os 1.100 ao redor do mundo.

FileMaker DevCon 2013

A DevCon é uma grande oportunidade de conhecer desenvolvedores e o mercado de desenvolvimento de softwares, ultrapassando a marca 1.000 desenvolvedores participando da conferência, juntamente à equipe da FileMaker, que sempre apresenta workshops.

Publicidade

Os eventos aconteceram durante toda esta semana das 9 às 17 horas, sem intervalo para o almoço. Uma das novidades de 2013 foi que era possível almoçar assistindo a um “case de sucesso”.

Publicidade

Este foi o terceiro ano seguido de participação da HiMaker, que apresentou três casos de sucesso no Brasil: o sistema de controle e gerenciamento de catrácas e parques, com gestão de ingressos, combos e vendas do Museu de Cera de Gramado; os cursos do primeiro centro de treinamentos do Brasil; bem como o SGR (Sistema Globo de Rádios), que usa FileMaker para gerenciar seu acervo, software usado durante oito anos na linguagem FileMaker 7, desenvolvido por Wanessa Canellas e Bruno Pinto, e migrado para a última versão de FileMaker com a ajuda da HiMaker.

FileMaker DevCon 2013FileMaker DevCon 2013

Neste ano a HiMaker foi novamente agraciada com o prêmio “Mad Dog Awards”, sendo agora bicampeã (veja aqui a notícia do ano passado). Este prêmio é um reconhecimento pelos esforços desprendidos para a divulgação da FileMaker no Brasil. Porém, como um todo, a América Latina ganhou outras duas premiações neste ano: Felipe Bernstein da Solnet (Chile), como FBA Business Partner of the Year, e Cláudio Roberto Heidemann da Implement Systems (Brasil), como Evangelista do Ano.

FileMaker DevCon 2013FileMaker DevCon 2013

FileMaker DevCon 2013

Henrique Bilbao com Dominique Goupil, presidente da FileMaker, Inc.

Que venha a DevCon 2014! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Em dia e horário bem atípicos, Apple libera iOS 7 beta 6 para desenvolvedores [atualizado]

Próx. Post

MM na App $tore: Smart Office 2, Anytune Pro+, YouTune, Camera Professional FX, Maps 3D e mais!

Posts Relacionados