Rastreador Bluetooth da Apple tem design e mais detalhes expostos em arquivos do iOS 13 Um "Modo Perdido" permitirá que outros iPhones vejam suas informações de contato para devolver seus itens

Ainda ontem, falamos aqui sobre as evidências (encontradas no código do iOS 13) que apontavam para o lançamento futuro de um possível rastreador Bluetooth da Apple — isto é, um dispositivo semelhante ao Tile que utilizaria a tecnologia de rastreamento offline da Maçã para localizar objetos como carteiras, bolsas, chaves e mais pelo novo app Buscar.

Pois não deu outra: o MacRumors meteu a mão na massa (ou melhor, nos arquivos de uma versão interna do iOS 13) e descobriu ainda mais detalhes sobre o tal acessório — além de um suposto design para ele.

O sistema contém uma imagem (ou ilustração) do rastreador que dá uma ideia do seu visual: estamos falando de um dispositivo circular, branco, com uma Maçã centralizada — não há como sabermos o tamanho por não haver um outro objeto para comparação, mas ele deve ser bem pequeno (talvez um pouco maior que uma moeda).

Possível rastreador Bluetooth da Apple

Outros códigos encontrados indicam que o dispositivo será movido a uma bateria substituível (provavelmente aquela bateria de relógio circular), e o sistema emitirá uma notificação quando o nível de bateria estiver baixo, com instruções para trocar o componente.

Aba "itens" no novo app Buscar para objetos rastreados por Bluetooth

Além disso, os achados do MacRumors confirmam que o rastreador terá todo o seu funcionamento baseado no app Buscar. Na versão do iOS 13 analisada pela equipe, o aplicativo conta com uma nova aba, chamada “Itens”, que lista os seus objetos rastreados e oferece uma série de opções — como localizá-los rapidamente ou ativar um alerta, que fará o rastreador emitir um som. Caso você não tenha nenhum item configurado, o app exibirá a imagem abaixo:

Ilustração da aba "Itens" no novo app Buscar

A Apple oferecerá, ainda, algumas opções adicionais. Caso você perca algum dos objetos rastreados, será possível ativar nele um “Modo Perdido”; com isso, caso outro usuário de iPhone se aproxime do objeto, o smartphone dele receberá uma notificação e ele poderá ver suas informações de contato para lhe devolver seu pertence. Há, também, uma configuração para “locais seguros”, útil para objetos que costumam ficar em um local específico. Caso o item saia dessa “cerca”, você receberá uma notificação.

Como falamos no último artigo, é provável que a Apple também adicione altas doses de realidade aumentada ao app Buscar. Nessa nova exploração, o MacRumors descobriu que a empresa adotará um balão vermelho (alô, Pennywise) para ajudar o usuário a localizar um objeto perdido — um dos elementos encontrados no código é uma frase que diz “ande em volta alguns metros e mexa seu iPhone para cima e para baixo até que você veja um balão vermelho”. O balão será usado para indicar onde está o seu objeto.

Balão vermelho utilizado para localizar objetos no app Buscar

É bom notar que a versão interna do iOS 13 analisada pela reportagem é de junho, então alguns dos detalhes aqui descritos podem ter sofrido mudanças nos últimos meses. Como sempre, é salutar aguardar até uma apresentação oficial antes de ficarmos animados com qualquer coisa.

Ainda assim, as evidências são deveras concretas. Vocês pretendem usar o novo acessório da Maçã, quando (ou… se) ele for lançado?

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários