O melhor pedaço da Maçã.

O que fazer se a sua conta no WhatsApp for invadida?

PatrickAssale / Shutterstock.com
WhatsApp na App Store, em um iPhone, com o logo da Meta ao fundo

Ter a sua conta invadida em qualquer rede social ou mensageiro é, certamente, uma situação muito chata. Esse cenário, porém, acaba tomando uma proporção ainda maior quando se trata do WhatsApp Messenger.

Publicidade

Isso ocorre justamente pela sua alta popularidade no Brasil. Com isso, temos um grande número de informações pessoais sendo trocadas com amigos, colegas e familiares.

Por isso, separamos abaixo algumas dicas do que pode ser feito caso você esteja passando por essa situação desagradável.

Tente entrar na sua conta

A primeira coisa a se fazer nesses casos é entrar na sua conta do WhatsApp com o seu número de telefone. Depois, confirme o código que chegará por SMS 1Short message service, ou serviço de mensagens curtas. no seu aparelho. Nunca compartilhe esses números com ninguém!

Se você tiver sido vítima de clonagem do seu número de telefonia celular (clonagem do chip), não conseguirá receber esse SMS. Neste caso, entre em contato com a sua operadora imediatamente para realizar o processo de recuperação do seu número.

Assim que ele for inserido, a pessoa que estiver usando a sua conta será automaticamente desconectada. Observe que, caso você use, talvez seja necessário inserir também o código da verificação de duas etapas. Se não souber qual é ou não lembra de ter ativado tal recurso, talvez o invasor tenha ligado isso enquanto estava com acesso à sua conta.

Publicidade

Nesses casos, será preciso aguardar um prazo de sete dias para poder acessar a sua conta sem essa senha. Apesar disso, o mensageiro da Meta deixa claro que a outra pessoa seguirá desconectada da sua conta.

Desconecte os aparelhos suspeitos

Se você usou o WhatsApp Web em algum computador compartilhado, pode ser que outras pessoas tenham acesso às suas conversas. Para se proteger, desvincule os aparelhos que não reconhecer.

Publicidade

No iPhone, abra o WhatsApp, toque em “Configurações” e depois em “Dispositivos conectados”. Selecione aquele que não reconhecer e toque em “Desconectar”.

Depois de recuperar a conta, lembre-se de ativar ou trocar a senha usada para a autenticação de dois fatores. Siga também outras dicas de segurança que demos nesse outro artigo.

Avise os seus contatos

Se tiver acesso aos números dos seus contatos na agenda do telefone, avise a eles que a sua conta foi comprometida e que eles não devem conversar ou fazer transferências de dinheiro solicitadas pela pessoa que está se passando por você.

Publicidade

Outra alternativa é colocar um aviso nas suas redes sociais de que a sua conta está, momentaneamente, em posse de outra pessoa.

Bloqueie números suspeitos

Se um número estranho começar a lhe enviar mensagens ou você for colocado em um grupo desconhecido, bloqueie-o e reporte como spam para a equipe do WhatsApp. Isso pode ser feito dentro da própria conversa.

Entre em contato com o WhatsApp

Se mesmo depois das dicas acima a sua conta ainda não foi recuperada, o próximo passo é entrar em contato com a equipe de suporte do WhatsApp.

Isso pode ser feito através do envio de um email para support@whatsapp.com. No assunto, deixe claro que a sua conta foi clonada, invadida ou roubada.

Não esqueça, também, de deixar no corpo da mensagem um relato do que ocorreu e o número do telefone afetado pela invasão. Ele deve estar no formato internacional — no Brasil, por exemplo, use +55, seguido do DDD da sua cidade e o número do seu telefone.

Outra alternativa é acessar a página de contato no site do mensageiro.


Ícone do app WhatsApp Messenger
WhatsApp Messenger de WhatsApp Inc.
Compatível com MacsCompatível com iPhones
Versão 24.5.75 (208.6 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

via MakeUseOf, Olhar Digital

Notas de rodapé

  • 1
    Short message service, ou serviço de mensagens curtas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como criar bate-papos em grupo no Messenger [iPhone, iPad, Mac e web]

Próx. Post

Estreias do dia no Apple TV+: “Último Ato” e “O Centésimo Batalhão”

Posts Relacionados