O melhor pedaço da Maçã.

Bob Iger, CEO da Disney, deixa o conselho de administração da Apple

A saída era bastante óbvia, contudo
Bob Iger

Dito e feito. Em março deste ano, nós informamos que Bob Iger, CEO da Disney, poderia deixar o sua cadeira no conselho de administração da Apple por conta de possíveis conflitos de interesse. Quais conflitos? Bem, com sua empresa investindo no Disney+ e a Maçã lançando o Apple TV+, as companhias — até então parceiras — passaram a concorrer num mercado que está fervendo.

Publicidade

Antes de tudo, é bom entender o que faz uma pessoa que participa de um conselho de administração, não é mesmo? Tratam-se de executivos (eleitos ou designados) que supervisionam as atividades de uma organização e, de certa forma, ajudam a elaborar estratégias, direcionando a empresa.

Convenhamos que não faz muito sentido, realmente, Iger continuar ocupando uma dessas cadeiras — assim como Eric Schmidt, que era CEO do Google e, após o lançamento do Android, também teve que deixar o seu posto.

A saída de Iger foi revelada em um documento da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (U.S. Securities and Exchange Commission), como informou o AppleInsider. Ele, aliás, deixou o conselho no dia 10 de setembro (sim, quando a Apple realizou um evento especial e revelou ao mundo tanto o preço quando a data de lançamento do seu serviço de streaming de vídeos).

Publicidade

Eis a declaração que o executivo deu para o The New York Times, como destacou o MacRumors:

Tenho o maior respeito por Tim Cook, sua equipe na Apple e por meus colegas do conselho. A Apple é uma das empresas mais admiradas do mundo, conhecida pela qualidade e pela integridade de seus produtos e seu pessoal, e sou eternamente grato por ter sido um membro do conselho da empresa.

A Apple, por sua vez, disse que Iger era um membro “exemplar” do conselho e um parceiro de negócios confiável:

Mais do que tudo, Bob é nosso amigo. Ele lidera com o coração e sempre foi generoso com seu tempo e conselhos. Embora sentiremos muita falta de suas contribuições como membro do conselho, respeitamos sua decisão e temos todas as expectativas de que nosso relacionamento com Bob e Disney continuará futuro adentro.

O executivo entrou no conselho da Apple em 2011 e, é claro, teve participação mais do que fundamental na reconstrução das relações entre a Disney e a Apple (na época, ainda comandada pelo ex-CEO e falecido Steve Jobs) — após alguns momentos turbulentos enquanto a Disney era comandada por Michael Eisner. O atual chefe da Disney também foi fundamental na negociação de acordos para vender conteúdos no iTunes.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções do dia na App Store: Animatix, Daggerhood, Quiltler e mais!

Próx. Post

E já temos entre nós um dos primeiros unboxings do “novo” Galaxy Fold

Posts Relacionados