O melhor pedaço da Maçã.

Curiosidade: o Facebook Home foi todo desenhado usando uma ferramenta da Apple

Facebook Home

No começo deste mês, foi lançado o Facebook Home — uma “tela inicial” para smartphones Android toda focada na rede social. Uma das principais novidades dela foram as chamadas Chat Heads, que já chegaram ao app do Facebook para iOS na versão 6.0 liberada nesta semana.

Publicidade

Facebook Home

Logo depois do lançamento muito se falou sobre a possibilidade de o Home ser levado a iPads e iPhones/iPods touch, porém como sabemos a natureza “fechada” do iOS impede isso. A própria Apple teria que firmar um acordo com o Facebook para integrá-lo em seu sistema operacional móvel, o que é bastante improvável de acontecer.

Mas há uma coisa bem interessante envolvendo o Facebook Home e a Apple, que ficamos sabendo através do nosso amigo Everaldo Coelho. [Ele será, por sinal, o nosso convidado no 36º MacMagazine no Ar, o qual gravaremos hoje à noite e pretendemos publicar amanhã.]

Lendo este texto da Julie Zhuo, chefe de design do Facebook, o Everaldo descobriu que eles trabalham por lá de forma muito similar à própria Apple: utilizando a ferramenta Quartz Composer, do pacote de desenvolvimento do Xcode, para desenhar projetos e permitir que eles sejam demonstrados/testados de maneira prática e totalmente visual.

Publicidade

Foi com base nisso que o designer irlandês Dave O Brien resolveu criar uma série de vídeos mostrando como reconstruir o Facebook Home rapidamente com o Quartz Composer. Vejam só, que bacana:

Aos que se interessarem pelo assunto, vale conferir também esta resposta de Dave no Quora e esta conversa no Branch.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

TíZ é um novo jogo de dados para iPhones/iPods touch que mistura sorte com estratégia

Próx. Post

Apple revela que guarda informações da Siri em seus servidores por até dois anos

Posts Relacionados