O melhor pedaço da Maçã.

Steve Dowling, chefe de comunicações da Apple, deixa a empresa; Phil Schiller ocupará vaga interinamente

Mais um executivo importante despede-se de Cupertino
Steve Dowling

A onda de altos executivos deixando a Apple continua. Depois de Angela Ahrendts e Jony Ive, outro nome da cúpula superior de Cupertino — um pouco abaixo na hierarquia dos dois anteriores, é verdade — anunciou a saída da empresa: trata-se de Steve Dowling, vice-presidente de comunicações da Maçã.

Publicidade

Dowling estava na Apple há 16 anos, e passou a década inicial do seu tempo na empresa como chefe da área de relações públicas corporativas. Quando a então vice-presidente de comunicações, Katie Cotton, se aposentou em 2014, Dowling assumiu seu cargo interinamente; alguns meses depois, ele foi efetivado no posto e lá permaneceu até agora.

Não se sabe exatamente o que motivou a saída do executivo: em memorando distribuído internamente e obtido pelo Recode, Dowling simplesmente afirmou que “era hora” de deixar a empresa, sem citar possíveis planos futuros ou novos empregadores e afirmando somente que pretende descansar pelos próximos tempos.

O profissional permanecerá na Apple até o mês que vem, ajudando a realizar a transição para a nova chefia, que, interinamente, será ocupada por Phil Schiller, vice-presidente sênior de marketing global da Maçã — sim, é mais um caso de executivos da empresa assumindo uma montanha de responsabilidades sob o mesmo guarda-chuva, mas esperamos que a situação seja temporária.

Publicidade

Leiam abaixo a íntegra do memorando distribuído por Dowling:

Depois de 16 anos na Apple, incontáveis keynotes, vários lançamentos e algumas crises de relações públicas, eu decidi que este é o momento certo para deixar a nossa notável empresa. Isso é algo que eu tenho considerado há algum tempo, e se tornou uma ideia concreta durante o mais recente — e para mim, último — ciclo de lançamentos. Nossos planos estão feitos e a equipe está executando-os brilhantemente, como sempre. Então, chegou a hora.

Phil gerenciará a equipe interinamente a partir de hoje, e eu estarei disponível até o fim de outubro para ajudar na transição. Depois disso, planejo tirar boas e longas férias antes de tentar algo novo. Em casa, eu tenho em Petra uma esposa paciente e apoiadora, além de duas lindas crianças desabrochando para os anos de juventude. Estou animado para criar mais memórias com os três enquanto posso.

Minha lealdade à Apple e seu pessoal não tem fronteiras. Trabalhar com Tim e sua equipe, conquistando tudo o que conquistamos juntos, tem sido a melhor parte da minha carreira. Eu quero agradecer todos vocês pelo trabalho duro, pela paciência e pela amizade. E desejo a todos o maior sucesso.

Eu sempre sangrarei em seis cores.

Dowling

A Apple, em comunicado próprio, agradeceu os serviços de Dowling e notou alguns dos momentos mais significativos da sua carreira na empresa, ajudando-a a guiar lançamentos como os do iPhone, da App Store, do Apple Watch e dos AirPods. Pois que ele seja feliz em sua nova jornada!

Austin Daboh

A semana teve também outras ocorrências de idas e vindas em Cupertino. A chegada da vez é a de Austin Daboh, executivo britânico da área da música que passou os últimos anos no Spotify e, antes disso, trabalhou na rádio BBC One, de Londres. Seu destino, claro, é o Apple Music — mais especificamente, a cadeira de chefe editorial do Reino Unido e da Irlanda.

A ascensão de Daboh no mundo do streaming foi rápida: ele chegou ao Spotify em 2016 como editor sênior e foi promovido no ano passado por conta de suas “relações invejáveis com artistas influentes, agentes e gravadoras”. Na plataforma sueca, ele lançou a bem-sucedida playlist “Who We Be”, de hip hop e R&B, além de coordenar a organização de outras listas, como a “Hot Hits UK”.

Publicidade

No Apple Music, Daboh será encarregado de promover artistas britânicos e irlandeses em ascensão; ele trabalhará na sede londrina do serviço e será subordinado de George Ergatoudis, chefão da sucursal inglesa do Apple Music — que também é egresso do Spotify.

Danielle De Palma

Por fim, a executiva Danielle De Palma deixou a Apple depois de um período bem curto na empresa — ela desembarcou em Cupertino em abril deste ano. As informações são do Deadline.

Danielle DePalma, chefe de marketing do Apple TV+

Profissional da área de marketing de filmes e séries, De Palma estava envolvida na parte de comunicação do Apple TV+, mas foi recentemente contratada pela Paramount Pictures para o cargo de vice-presidente de marketing doméstico; com isso, ela ajudará a desenvolver a estratégia de marketing para novos lançamentos — mais ou menos o que fazia na Maçã.

Publicidade

Com um currículo que inclui a Apple e a Lionsgate, pode-se dizer que De Palma tem uma carreira bem movimentada — e sua mais nova contratação confirma isso.

via 9to5Mac, Cult of Mac, Apple World Today

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Chip S5 do novo Apple Watch é basicamente idêntico ao S4; novo iPad tem 3GB de RAM

Próx. Post

Apple e Disney poderiam se fundir caso Steve Jobs ainda estivesse vivo, diz Bob Iger

Posts Relacionados