Nova Apple Fifth Avenue

Senhoras e senhores, finalmente: depois de quase três anos, a loja mais icônica da Maçã está, novamente, com as portas do seu famoso cubo de vidro abertas para o grande público.

Apenas como uma breve recapitulação dos últimos 974 dias, a Apple Fifth Avenue, em Nova York, fechou para reformas em 20 de janeiro de 2017, mudando-se temporariamente para um espaço logo atrás da loja principal — onde, anteriormente, funcionava a famosa loja de brinquedos FAO Schwarz. De lá para cá, muita coisa aconteceu: o cubo de vidro foi removido, surgiram imagens de uma maquete da reforma e discutimos rumores, não concretizados, de que o cubo viraria um estúdio da rádio Beats1.

Nova Apple Fifth Avenue

Bom, isso tudo está no passado — o que importa é que agora a loja já está entre nós. A nova vice-presidente sênior de varejo da Maçã, Deirdre O’Brien, já tinha exposto alguns detalhes sobre a nova Apple Fifth Avenue na última keynote da empresa; hoje, entretanto, podemos admirar a beleza interna do novo espaço por meio de várias fotos divulgadas oficialmente pela gigante de Cupertino.

Nova Apple Fifth Avenue
Nova Apple Fifth Avenue

Como podemos ver pelas imagens, a Apple (e o estúdio de arquitetura Foster+Partners, parceiro tradicional da Maçã) fez uma renovação radical na área interna da loja. O aspecto de calabouço, com luzes artificiais e tons cinzentos, saiu; no lugar dele chegou um espaço arejado — ainda que totalmente subterrâneo — com dezenas de pequenas claraboias (algumas das quais, na praça acima da loja, são integradas a bonitos bancos circulares).

Nova Apple Fifth Avenue

Um detalhe muito legal está nesses anéis de luz integrados às partes internas das claraboias. Dotados de uma espécie de tecnologia True Tone própria, eles podem ajustar a temperatura de cor da luz emitida de acordo com a luz solar (ou falta dela), criando um ambiente sempre banhado em tons quentes e aconchegantes.

Além disso, a loja quase dobrou de tamanho e seu pé-direito foi significativamente aumentado, ampliando ainda mais a sensação de leveza — efeito potencializado pela presença de vegetação interna, que tem se tornado comum em Apple Stores recentes.

Nova Apple Fifth Avenue

O espaço conta com o tradicional telão para as sessões Today at Apple, duas Boardrooms para reuniões internas e uma sala chamada de Experience Room, que parece com uma sala de estar real e serve para demonstrar a integração dos produtos e serviços da Apple — e, atualmente, ela é focada numa demonstração prática do funcionamento dos HomePods.

Nova Apple Fifth Avenue
Experience Room | Foto: The Verge

O cubo de vidro em si permanece o mesmo, mas a escadaria central, quanta diferença: sai a famosa construção em vidro e chega, no lugar dela, uma nova (e belíssima) estrutura em aço inoxidável, com 43 degraus flutuantes que se integram ao guarda-corpo em peça única de vidro e ao alçapão central, com um elevador.

Nova Apple Fifth Avenue
Nova Apple Fifth Avenue
Fotos: The Verge

Vale notar que a reforma adicionou duas entradas adicionais à loja, nas laterais, para evitar as tradicionais filas nos portões do cubo; ambas contam com escadarias esculpidas em pedra, como temos visto em outras Apple Stores recentes.

Nova Apple Fifth Avenue
Nova Apple Fifth Avenue
Fotos: 9to5Mac

Por ser tradicionalmente a loja mais visitada da Apple no mundo, a Maçã montou uma verdadeira operação de guerra para garantir que todos os clientes sejam atendidos, seja na área de vendas ou na de suporte técnico. Segundo a empresa, a nova Apple Fifth Avenue tem 900(!) funcionários, que falam mais de 30 idiomas; os balcões do Genius Grove, agora, estendem-se por toda a loja, para que sempre haja espaço para consultas.

A inauguração

A Apple Fifth Avenue reabriu oficialmente as portas hoje, às 8h da manhã no horário local. O timing foi oportuno — centenas de clientes, afinal, formaram filas para comprar seus novos iPhones e Apple Watches no primeiro dia de vendas (e conhecer o novo espaço, naturalmente).

Tim Cook foi o mestre de cerimônias da manhã: o CEO da Maçã cumprimentou pessoas na fila, tirou selfies, participou da contagem regressiva e abriu as portas da nova loja, integrando-se aos empregados da Apple Store para receber os clientes e distribuir high fives aos recém-chegados. Quem também esteve por lá, naturalmente, foi Deirdre O’Brien, chefona de varejo da empresa.

O próprio Cook foi ao Twitter celebrar a reinauguração e compartilhar algumas fotos (atenção para a primeira com o rapaz tirando selfies com um smartphone Android):

O cubo está de volta! Nossa loja na Quinta Avenida sempre foi um lugar especial para a Apple e visitantes do mundo inteiro. Nós amamos Nova York!

A Apple Fifth Avenue, como anteriormente, ficará aberta 24 horas por dia durante os 365 dias do ano — e vocês já podem voltar a considerar uma visitinha à Big Apple. Boa viagem! 😄

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários