O melhor pedaço da Maçã.

iFixit encontra indícios de suporte a carregamento bilateral no iPhone 11 Pro [atualizado]

Parece que o cancelamento foi de última hora, mesmo
Desmonte do iPhone 11 Pro Max da iFixit

Lembra de quando eu disse que, este ano, a iFixit foi superada por um canal vietnamita no desmonte dos novos iPhones? Bom, a firma de reparo não se fez de rogada: em vez de realizarem os teardowns do jeito tradicional, os integrantes da equipe resolveram deixar a coisa ainda mais dramática e abrir o iPhone 11 Pro ao vivo na frente da câmera.

Publicidade

O desmonte do iPhone 11 Pro “comum” foi feito hoje mais cedo e já pode ser conferido no YouTube; agora, a firma está dissecando o iPhone 11 Pro Max — não mais em frente às câmeras, mas ainda assim atualizando as descobertas ao vivo na página referente ao aparelho.

YouTube video

No geral, a iFixit não chegou a perceber grandes novidades em relação ao vídeo vietnamita — exceto em um ponto: a firma descobriu indícios de que os novos iPhones de fato têm o hardware necessário para o recurso de carregamento bilateral (aquela funcionalidade que permite não só carregar o smartphone, mas fornecer carga a outros aparelhos, como AirPods).

A evidência está em dois conectores que ligam a bateria à placa lógica. Ao desconectar um deles, a equipe percebeu que o iPhone continuou ligado, mas passou a carregar apenas pela porta Lightning, e não mais por contato — ou seja, ao menos aparentemente, esse segundo conector é exclusivamente responsável por ligar a placa ao módulo de carregamento sem fio.

Publicidade

Como escreve a equipe:

Com o aparelho ligado, nós desconectamos o conector localizado na parte inferior da bateria e o iPhone continuou ligado e carregando pela porta Lightning — mas não pelo carregamento wireless. Aparentemente, esse conector adicional representa uma conexão direta com a bobina de recarga sem fio, o que seria um recurso importante para o carregamento bilateral.

Além disso, quando nós plugamos o conector novamente, o iPhone exibiu temporariamente um alerta de temperatura antes de voltar ao normal. Nós suspeitamos que ele perdeu contato com um dos sensores de temperatura da bateria e se desligou; isso soa muito como um recurso de gerenciamento do calor gerado pelo carregamento reverso.

Se vocês estão acompanhando a novela, os iPhones 11 Pro foram apresentados sem suporte ao recurso de carregamento bilateral, mesmo após meses de rumores afirmando que os aparelhos trariam essa opção. Poucos dias após o anúncio, entretanto, o leaker Sonny Dickson afirmou que os iPhones teriam, de fato, hardware para a funcionalidade e que a Apple tinha desabilitado-a pelo software por alguma razão misteriosa. Agora, a iFixit corrobora essa hipótese na prática.

Com isso, parece que o palpite certeiro foi o de Ming-Chi Kuo, poucos dias antes do lançamento dos novos aparelhos: segundo ele, a Apple tinha cancelado o carregamento bilateral de última hora porque a eficiência do recurso “não poderia atender aos requisitos” da empresa. Como as peças para implementá-lo já estavam nos iPhones, o jeito foi desabilitar tudo via software.

Publicidade

Obviamente, considerando a hipótese de que o carregamento bilateral nos iPhones representasse um risco aos aparelhos (e consumidores), é muito melhor que a Apple tenha cancelado o recurso do que forçar seu lançamento e ter que remediar o problema depois. Ainda assim, se a hipótese for comprovada, teremos aqui mais uma marca no histórico complicado que a Maçã está desenhando nas tecnologias de carregamento sem fio.

O que vocês acham?

via iMore

Atualização, por Rafael Fischmann 22/09/2019 às 18:40

Rene Ritchie, editor do iMore, postou um tweet subsequente afirmando ter ouvido algo contrário ao que apontou a iFixit:

https://twitter.com/reneritchie/status/1175198436993458176
Atualização: é do meu entendimento que a recarga por indução bilateral não foi removida dos iPhones 11.
Ela nunca foi direcionada à produção e não há nada lá dentro que poderia ser posteriormente ativado.
(Também seria besta lançar isso sem suporte ao Watch…)

Pois bem. Se houver mesmo algo lá dentro que pode ser habilitado, não deverá muito para alguém conseguir fazê-lo via jailbreak. O tempo dirá.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Câmeras do iPhone 11 Pro entram em ação em vídeo de bastidores publicado pela Apple

Próx. Post

Vídeo: o restante das novidades dos iPhones 11 e 11 Pro

Posts Relacionados