Problema misterioso atinge Macs Pro rodando software Avid; solução está a caminho Manhã problemática em Hollywood (e no mundo do audiovisual)

A terça-feira amanheceu problemática para profissionais da área de vídeo do mundo inteiro — mais precisamente, aqueles que usam Macs Pro com softwares da Avid. Um problema misterioso passou a acometer as máquinas do mundo inteiro, impedindo que elas sejam inicializadas após um reinício.

Segundo a Variety, ainda não há muitas informações sobre o que está causando o problema, mas alguns usuários levantaram a possibilidade de “alguma coisa” — ainda não se sabe se um vírus ou um código defeituoso nos programas da Avid — estar corrompendo algumas pastas de nível root do Unix. No geral, o problema tem se manifestado somente em eventos em que a máquina é desligada e não consegue religar; não há casos de computadores apresentando falhas durante o funcionamento.

Não há um consenso sobre quais softwares da Avid ou quais versões do macOS são mais suscetíveis ao problema, mas a maioria dos usuários atingidos está rodando o macOS Sierra (10.12) ou o High Sierra (10.13). O programa da Avid mais citado nas ocorrências é o Media Composer, o mais utilizado da companhia.

O fato é que as ocorrências parecem ser generalizadas: em um grupo do Facebook, composto por profissionais da área de edição que usam Avid, centenas de usuários relataram ter sido atingidos; no Twitter, vários outros casos foram registrados por editores e pós-produtores.

ALERTA IMPORTANTE hoje à noite sobre a Apple, e o macOS rodando no Mac Pro “lata de lixo”. NÃO DESLIGUEM SEUS COMPUTADORES! Editores de Avid, aparentemente algo está corrompendo uma das pastas do Unix a nível de root. Façam backup de tudo, não só dos servidores se você estiver num ambiente conectado. Vejam essa página do Facebook.

https://twitter.com/mattpenndotcom/status/1176355775096205313

Pelo que eu vi, está acontecendo no momento uma falha generalizada de Macs com iLok/Avid. Muitas casas de pós-produção em Los Angeles, e mesmo pessoas trabalhando em programas, estão vendo seus Macs falharem e sem inicializar novamente. Os engenheiros estão pesquisando o problema. Não desliguem suas máquinas.

A “epidemia” foi particularmente sentida em Los Angeles, onde milhares de profissionais da área utilizam Macs Pro com softwares Avid para editar a enorme quantidade de conteúdo audiovisual produzido em Hollywood.

Por enquanto, a orientação geral para usuários de Macs Pro rodando softwares Avid é fazer o backup completo do conteúdo da máquina e, se possível, não desligá-la ou reiniciá-la até segunda ordem.

Avid emite comunicado

A Apple não se pronunciou sobre o caso, mas a desenvolvedora sim:

A Avid está ciente do problema de reinicialização afetando Macs Pro rodando certos produtos da empresa, que surgiu na noite de ontem. A questão está sendo tratada como prioridade máxima por nossas equipes de engenharia e suporte, que têm trabalhado arduamente para determinar e solucionar a raiz do problema. Conforme tivermos novas informações, elas serão imediatamente publicadas — diretamente aos nossos consumidores, por nossos fóruns e plataformas de mídias sociais — para resolver o problema de uma vez por todas e evitar ocorrências futuras.

Taí, então. Que as causas do problema sejam logo encontradas e resolvidas — e, se alguém tiver sofrendo com uma ocorrência do tipo, não deixe de postar suas experiências logo aqui abaixo.

via MacRumors

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários