AltStore é uma versão alternativa da App Store que não requer jailbreak

Após um tempo sem receber muita atenção, a prática do jailbreak voltou a dar uma guinada recentemente, com suporte, inclusive, ao iOS 12 (até então, o sistema operacional mais recente da Apple). Ainda assim, a adoção dos usuários não é a mesma de anos atrás, principalmente por envolver um processo por vezes arriscado.

Mas, e se você não precisasse mais de jailbreak para ter acesso a alguns recursos (ou, nesse caso, também a jogos) geralmente excluídos da App Store? Essa é justamente a proposta da AltStore, uma versão alternativa da loja da Maçã criada pelo desenvolvedor Riley Testut.

https://twitter.com/rileytestut/status/1176965831936266240
Estou muito animado em anunciar oficialmente a AltStore: uma loja de aplicativos alternativa para iOS — sem necessidade de jailbreak. O lançamento será no sábado, 28 de setembro, mas você pode fazer o download antecipado HOJE altstore.io

De fato, o software é algo como uma “mini-App Store”, com alguns jogos clássicos para consoles, como Super Mario; entretanto, talvez o recurso mais inédito da AltStore seja o emulador de jogos embutido, que oferece suporte a alguns dos games disponibilizados pelo software.

De acordo com Testut, a AltStore usa o recurso que a Apple oferece aos desenvolvedores para testar seus aplicativos em dispositivos reais, em vez de certificados corporativos que podem ser derrubados pela Maçã (como vimos acontecer com o Facebook e o Google). Em suma, a ferramenta basicamente leva o dispositivo a pensar que está instalando aplicativos criados por você para testes internos.

Como esses aplicativos deveriam, teoricamente, ser instalados no Xcode, a AltStore simula esse processo a partir de um aplicativo complementar feito para macOS e Windows. Os usuários podem explorar e instalar aplicativos diretamente em iPhones e iPads, mas isso exige que a versão para desktop seja executada em segundo plano para funcionar.

Site de download da AltStore

Para isso, você deve primeiro baixar e instalar o AltServer (servidor da AltStore) no seu computador. Em seguida, inicie o aplicativo e conecte seu iPhone ou iPad ao computador com um cabo USB, selecionando o seu dispositivo no menu do app.

Durante o processo de instalação, serão solicitadas as suas credenciais (ID Apple) para obter um certificado de desenvolvedor. Se você se sente desconfortável em compartilhar os dados da sua conta, é possível criar um ID Apple alternativo para testar o recurso.

AltStore no iPhone

Após a instalação, o app da AltStore aparecerá na tela Inicial do seu iPhone (ou iPad), como qualquer outro app. A própria “loja” de aplicativos é bem semelhante à App Store, com a mesma base de design e algumas opções semelhantes.

Segundo o desenvolvedor, ainda mais apps estarão disponíveis na AltStore após o lançamento oficial dela amanhã, dia 28 de setembro. Ele destaca, ainda, que qualquer outro desenvolvedor pode participar do projeto de código aberto, disponível no GitHub.

via The Verge

Posts relacionados

Comentários