National Gallery de Londres expõe imagem de Jony Ive no Apple Park Um dos poucos retratos tirados pelo renomado fotógrafo Andreas Gursky

A National Portrait Gallery de Londres anunciou a adesão mais recente à sua extensa (e privilegiada) coleção: um retrato do ex-chefe de design da Maçã, Jony Ive, registrado pelas lentes do renomado fotógrafo Andreas Gursky em um lugar um tanto quanto familiar para o executivo: o Apple Park.

A imagem mostra Ive usando uma roupa quase toda branca em uma borda externa do edifício principal do Apple Park, cujo projeto foi fortemente influenciado pelo designer. Segundo a NPG, o executivo é uma das “principais figuras do design contemporâneo” e que a imagem adicionada à coleção “reflete uma admiração profissional de longa data entre duas figuras criativas de destaque”, em referência a Ive e Gursky.

Temos o prazer de anunciar nossa mais nova adesão — um retrato do chefe de design da Apple, Sir Jonathan Ive, pelo fotógrafo de renome internacional Andreas Gursky. ⁠⠀
⁠⠀
Jony Ive é uma das principais figuras do design contemporâneo. Descrito pelo fundador Steve Jobs como “seu parceiro criativo”, ele ingressou na Apple em 1992. Desde seus projetos de ponta para o iMac e iPhone até a concretização da visão do Apple Park em 2017, seu papel tem sido central para a ambição progressiva e o sucesso da Apple. Como um dos poucos retratos tirados por Andreas Gursky e o único retrato [dele] admitido para um museu público, essa nova adição à nossa galeria reflete uma admiração profissional de longa data entre duas figuras criativas de destaque. ⁠⠀
⁠⠀
Encontre o retrato de Jony Ive em exibição na sala 32⁠.

Ive também prestigiou o trabalho de Gursky:

Sou obcecado pelo trabalho de Andreas há algumas décadas e lembro vividamente da emoção de nosso primeiro encontro, sete anos atrás. Sua descrição particular e objetiva do que ele vê, sejam paisagens volumosas ou o ritmo e a repetição de prateleiras de supermercados, é bela ao mesmo tempo em que é provocativa. Consciente de que ele raramente faz retratos, essa é uma honra notável e pessoal.

Por fim, Gursky compartilhou a experiência de ter fotografado Ive na sede da Maçã:

Foi fascinante fotografar [Ive] na nova sede da Apple, um lugar que desempenha um papel historicamente crucial em nosso presente e futuro. Acima de tudo, foi inspirador trabalhar com Jonathan Ive nesse cenário. Foi ele quem encontrou a forma da revolução tecnológica iniciada pela Apple e sua estética marcou toda uma geração. Admiro seu imenso poder visionário e tentei expressar essa energia em meu retrato.

Ive liderou a equipe de design da Apple de 1996 até este ano. Durante esse período, ele ajudou a criar grande parte do leque de gadgets da Maçã — desde o Mac até o Apple Watch, incluindo o iPhone e o iPad, além de estar intimamente ligado aos projetos de design das lojas da companhia ao redor do mundo.

Em junho, a Apple anunciou que Ive deixaria Cupertino para formar uma empresa de design independente, chamada LoveFrom. Ainda assim, os laços entre a companhia e o executivo não se afrouxaram, uma vez que a Maçã agora é um dos principais clientes de Ive.

via iMore

Posts relacionados

Comentários