Apple libera segundas versões beta do iOS/iPadOS 13.2 e do tvOS 13.2; terceira do watchOS 6.1 [atualizado 3x] Desenvolvedores, ao trabalho

Novidades do iOS 13

Os testes têm que continuar — e assim, a Apple segue com o ciclo de versões beta dos seus sistemas operacionais. Hoje, a Maçã liberou três atualizações desse tipo: temos as segundas versões de testes do iOS/iPadOS 13.2 (compilação 17B5068e) e do tvOS 13.2 (17K5068b), bem como a terceira beta do watchOS 6.1 (17S5068e).

Não há notícias se essas novas betas, especificamente, trazem novidades em relação às liberadas anteriormente — conforme os desenvolvedores vão testando os sistemas, possíveis mudanças surgirão (e nós, claro, estaremos atentos). De qualquer forma, esse artigo traz vários detalhes sobre o iOS 13.2.

Por enquanto, as novas versões beta estão disponíveis apenas para desenvolvedores; nas próximas horas, a Maçã deverá liberar as versões públicas de testes (do iOS/iPadOS e do tvOS, já que o watchOS não tem betas públicas) no Apple Beta Software Program.

Fiquem ligados — e bons testes!

Atualização 10/10/2019 às 14:48

E já temos as primeiras mudanças detectadas no iOS/iPadOS 13.2 beta 2: a partir de agora, é possível apagar aplicativos diretamente do menu do Haptic Touch (ou 3D Touch, para os mais “antigos”).

Apagar apps é muito mais fácil no iOS 13.2 beta 2; você pode fazê-lo direto no menu do 3D Touch.

Além disso, a nova versão beta do sistema adiciona a possibilidade de apagar gravações da Siri e sair do programa de compartilhamento de clipes de voz para melhorar a assistente — como já prometido pela Apple após a polêmica revelada pelo The Guardian. O MacRumors trouxe as imagens da funcionalidade:

Apagando gravações da Siri no iOS 13.2 beta 2

Como estamos falando de uma versão beta, é bom lembrar que os recursos acima ainda podem ser eventualmente removidos pela Apple até o lançamento definitivo do iOS 13.2. Ainda assim, as novidades nos dão uma ideia do que a Maçã tem em mente para o futuro próximo.

Atualização II 10/10/2019 às 15:12

E tem mais novidade: o iOS/iPadOS 13.2 traz, também, 59 novos emojis que a Apple já tinha apresentado há alguns meses. Temos opções para todos os gostos, incluindo itens focados em diversidade (cão-guia, aparelho auditivo, homem e mulher com deficiência visual e outros), novos animais (como o flamingo, o bicho-preguiça e o gambá) e mais comidas (como um apetitoso waffle).

E não é só isso: ainda no tema da diversidade, a Maçã aprofundou ainda mais a personalização racial dos emojis — agora, é possível escolher individualmente os tons de pele de cada pessoa nas figurinhas de casais, dando uma gama de opções quase infinita para retratar você e alguém especial na sua vida. Nosso colaborador Vinícius Porto demonstrou a novidade no Twitter:

Fofo, não?

Atualização III 10/10/2019 às 18:36

E cá estamos nós com mais uma mudança (excelente, por sinal) do iOS/iPadOS 13.2 beta 2: pela primeira vez, usuários poderão mudar as configurações básicas de gravação de vídeo diretamente no app Câmera — adeus, Ajustes!

Aconteceu! Agora, no iOS 13.2 beta 2, você pode mudar a resolução do vídeo e a taxa de quadros diretamente no app Câmera simplesmente tocando no ícone de Configurações!

Como é que esse recurso tão “pro” está disponível em outros iPhones nem tão “Pro”?

A coisa não está lá muito intuitiva ainda, mas… viva!

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários