O melhor pedaço da Maçã.

Entenda como funciona o recurso “Apagar Dados” do iOS e por que você deve ativá-lo

O iOS conta com um recurso de proteção de dados muito interessante. Se você for em Ajustes » Face/Touch ID e Código e rolar para baixo, verá uma opção chamada “Apagar Dados”. Ela funciona da seguinte forma: se alguém digitar incorretamente a sua senha 10x, todos os dados do iPhone/iPad/iPod touch serão apagados.

Publicidade

Isso é ótimo quando pensamos num cenário de roubo ou até mesmo no caso de você perder o dispositivo e não encontrar mais. Saber que após essas 10 tentativas os seus dados estarão protegidos (ou seja, sumirão do aparelho) pode lhe dar um certo conforto — afinal, o conteúdo ali dentro pertence a você somente e não deveria ser visto por mais ninguém. Ainda que a perda do iGadget em si seja ruim, a vida segue, você compra outro e pode restaurar todos os seus dados numa boa no novo (desde que tenha um backup no iCloud ou no iTunes, é claro).

Recurso "Apagar Dados" do iOS

Eu tenho essa opção ativada aqui desde sempre, mas um artigo escrito por John Gruber (do Daring Fireball) mostrou que muita gente simplesmente desconhece o funcionamento desse belo recurso.

Gruber fez uma pesquisa no Twitter recentemente na qual 4.000 pessoas participaram. Cerca de 1/3 responderam que utilizavam o recurso, enquanto 2/3 disseram que não. Entre o pessoal que não usa, muitos responderam que não ativam essa opção com medo de os filhos digitarem erradamente o código 10 vezes e… boom! Isso me impressionou bastante, já que tal medo simplesmente não faz sentido. Mas aí eu me lembrei exatamente como eu descobri isso: foi justamente por conta da minha filha, que pegou o meu telefone e digitou a senha errada inúmeras vezes. 😝

Publicidade

Sabe o que aconteceu? Não, os dados não foram apagados. O recurso é bastante inteligente e dificulta isso justamente para que os dados sejam apagados apenas quando alguém realmente quer invadir o seu iPhone/iPad/iPod touch.

Recurso "Apagar Dados" do iOS

Funciona assim: ao errar o código pela quinta vez seguida, o sistema fica inativo por 1 minuto até que alguém possa digitar o código novamente para tentar desbloquear o aparelho (sendo que, durante essa inatividade, tudo o que você pode fazer com o iPhone é ligar para um serviço de emergência); no sexto erro, o iOS fica inativo por 5 minutos; no sétimo erro, 15 minutos; e os números vão aumentando de uma forma que, para digitar 10x incorretamente a senha, serão necessárias 3 horas! Assim, é quase impossível o seu filho conseguir apagar os seus dados sem que você perceba.

O problema é que aparentemente quase ninguém sabe que esse recurso funciona assim, gerando então esse medo de perder todos os dados a qualquer momento, de uma forma simples e fácil. A verdade é que os dados só serão apagados do aparelho se realmente uma pessoa mal-intencionada estiver tentando entrar no iPhone/iPad/iPod touch. Aí, pelo menos na minha visão, é melhor apagar tudo logo para nem correr o risco — afinal, se o seu dispositivo está nas mãos de uma pessoa assim, dificilmente você conseguirá recuperá-lo.

Resumindo: você pode (e deve!) ativar o “Apagar Dados” sem medo. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vaza vídeo do macOS 10.14 com Modo Escuro e novo app News [atualizado 3x]

Próx. Post

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 27 de maio a 3 de junho

Posts Relacionados