O melhor pedaço da Maçã.

iOS 8 virá com excelentes melhorias no seu teclado virtual [atualizado]

QuickType no teclado do iOS 8

As novidades apresentadas para o iOS 8 foram muitas, mas uma delas sem dúvida nenhuma merece um artigo individual: as mudanças e novas possibilidades oferecidas para o teclado virtual de iPads e iPhones/iPods touch.

Publicidade

A mais destacada na keynote de segunda-feira se chama QuickType.

QuickType no teclado do iOS 8

Agora, acima do teclado virtual de iGadgets, o iOS conta com uma linha de três palavras que lhe ajudam a acelerar ainda mais a sua digitação de forma inteligente, prevendo o que iria teclar em seguida.

Publicidade

A melhor parte, para nós, é que o Brasil está entre os 14 países que receberão suporte ao recurso primeiro. Sim, ele funcionará perfeitamente em português e tende a se tornar ainda mais inteligente com o tempo.

Ele é capaz até de completar letras de músicas, como mostra o Wagner F. Leszkiewicz:

YouTube video

Publicidade

E a coisa já está gerando algumas boas piadas por aí, é claro. 😛

Outra novidade que já comentamos é que o recurso Ditado da Siri agora passará a funcionar também em português, adicionando uma tecla de microfone que nos permite falar e deixar o sistema operacional transcrever tudo.

Mas há ainda outra mudança bombástica vindo aí com o iOS 8: a possibilidade de instalarmos teclados personalizados, de terceiros, no sistema.

Teclado personalizado num iPhone 5s com o iOS 8

Até o iOS 7, o máximo que a Apple chegou a permitir foi a inclusão de teclados diferentes dentro de determinados apps — como o Hipjot, o SwiftKey Note e o Fleksy.

Publicidade

A partir do iOS 8, esses teclados diferentes (não só no visual, mas principalmente em funcionalidades) passarão a funcionar por todo o sistema — de forma segura e aprovada pela Apple, como acontece com apps. Por padrão eles também não terão acesso à rede, mas quem quiser poderá dar manualmente permissão para tal de forma a expandir seus recursos.

As empresas responsáveis pelo Swype, pelo SwiftKey e pelo Fleksy já confirmaram que pretendem levar seus teclados para o iOS 8, segundo noticiou o MacStories. E outras ainda devem vir por aí.

Atualização · 04/06/2014 às 17:24

https://twitter.com/fleksy/status/474208836740337665

Sem perder tempo, os responsáveis pelo Fleksy já anunciaram que seu teclado está rodando na primeira versão beta do iOS 8 e que em breve abrirão os testes para mais usuários. Quem tiver interesse pode se cadastrar aqui.

[via TNW]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Ouça de graça na iTunes Store: “Whispers”, novo álbum de Passenger

Próx. Post

★ Descubra uma nova forma de comprar e vender seu aparelho Apple usado; agora o Brused vende usados!

Posts Relacionados