O melhor pedaço da Maçã.

Museu da História da Computação disponibiliza o código-fonte do Apple II DOS

Apple II Plus

O Apple II foi o primeiro computador da Apple que contava com a possibilidade de ser utilizado com um monitor. Contudo, ele não tinha uma unidade de disco, ou seja, programas e dados tinham que ser salvos e carregados em gravadores de fita cassete (que eram lentos e pouco confiáveis​​).

Publicidade

Apple II Plus

O grande problema disso tudo era que os discos — até mesmo disquetes — precisavam de controladores de hardware caros e softwares complexos. Steve Wozniak (confundador da Apple) resolveu o primeiro problema — ele projetou um controlador de disquete incrivelmente inteligente usando apenas 8 circuitos integrados, conseguindo então fazer a lógica programada que outros controladores faziam com hardware. Mas o problema não estava complemente resolvido, já que eles tinham que arrumar um software de alto nível para organizar e acessar os programas e dados no disco.

Quem conseguiu a façanha foi Paul Laughton, um programador contratado pela Shepardson Microsystems. Em 10 de abril de 1978, Steve Jobs então assinou um contrato de US$13 mil com Bob Shepardson para que um gerenciador de arquivos, uma interface BASIC e utilitários fossem criados para o Apple II.

Fita cassete

Hoje, graças a Paul Laughton e Dr. Bruce Damer (fundador e curador do Museu de Computação DigiBarn) — e com a permissão da Apple —, o Museu de História da Computação (Computer History Museum) está disponibilizando o código-fonte do Apple II DOS para quem quiser, desde que ele não seja utilizado para fins comerciais e não seja reproduzido sem a autorização da Apple. No total são sete arquivos (PDFs, DOCXs e TXTs) os quais podem ser baixados diretamente pelo site do CHM.

Publicidade

Muito bacana. Mais legal ainda é pensar que os 15 felizardos que participaram do primeiro MM Tour tiveram a oportunidade de visitar o Museu de História da Computação e ver de perto não só um Apple II, como também um Apple I, um Lisa, um Macintosh 128k e muitas outras máquinas que fizeram história.

Publicidade

Que venha a segunda edição! 😀

[via Electronista]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Vivo também abre cadastro para interessados no iPhone 5s

Próx. Post

Oferta: iPad mini Wi-Fi + Cellular de 64GB (primeira geração) por R$1.543,05 na Fast Shop!

Posts Relacionados