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Apple libera edição dos dados de estabelecimentos no Mapas

A Apple lançou hoje o Business Connect, uma ferramenta gratuita que permite negócios, como estabelecimentos comerciais (lojas, restaurantes e afins), editem as informações relativas a eles no app Mapas (Maps), bem como no que é refletido em outros aplicativos e recursos do sistema, como Siri, Mensagens (Messages) e Carteira (Wallet).

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Até então, essa demanda era suprida por um sistema mais simples, o Apple Business Register, além de dados de outras plataformas como Foursquare, Yelp e Tripadvisor. O Google, por exemplo, oferece uma solução a qual permite que estabelecimentos editem diretamente as informações exibidas desde 2005.

Com a nova função, donos dos estabelecimentos — após passarem por um processo de verificação — podem entrar a página do serviço e obter acesso à edição do cartão de informação relativo ao local. O sistema também é otimizado no caso de haver mais de uma filial do mesmo negócio.

Detalhes como horário de funcionamento, número de telefone e endereço podem ser alterados, incluindo ajustes na localização no mapa para torná-la mais fiel à realidade. Também é possível atualizar categorias e subcategorias do estabelecimento, bem como incluir dados adicionais tais como acessibilidade para cadeirantes, disponibilidade de Wi-Fi e afins.

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Além de editar as informações, o Apple Business Connect também permite inserir atalhos diretos para ações como fazer um pedido por um site/app ou mesmo uma reserva — tudo isso diretamente pelo Mapas. Também é possível dar aos clientes presentes ou descontos especiais.

O recurso de dar presentes aos consumidores é chamado Showcases e estará disponível inicialmente apenas nos Estados Unidos, devendo ser expandido para outros países nos próximos meses. O objetivo é aumentar a conexão dos clientes com os estabelecimentos por meio de presentes, descontos e outros benefícios.

A ideia dessa ferramenta, de acordo com o vice-presidente sênior de serviços da Apple, Eddy Cue, é aumentar o engajamento dos clientes com os negócios. Dessa forma, permitir a edição direta dos dados é uma maneira de aumentar a conexão com os produtos, bem como de prover informações mais detalhadas e precisas às plataformas da companhia.

Além disso, conforme apontou o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, a função é uma maneira da empresa de se preparar para o início dos anúncios na busca do app Mapas. Os estabelecimentos deverão querer assegurar que as informações sobre seus negócios estejam corretas antes de pagar para que sejam promovidos.

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Para fazer uso da novidade, basta acessar o site do recurso e realizar o cadastro com um ID Apple existente ou criar um novo. No caso de empresas com vários estabelecimentos, é possível atualizar as informações usando soluções de gerenciamento como Reputation, Rio SEO, SOCi, Uberall e Yext.

Depois de realizar a verificação, membros do negócio podem gerenciar as informações; uma pré-visualização é exibida enquanto a edição é feita. A Apple também informará dados sobre acessos aos cartões dos locais aos seus respectivos donos, permitindo que saibam quando há mais interesse no estabelecimento.

O Apple Business Connect está sendo lançado inicialmente com compatibilidade com as seguintes línguas: alemão, dinamarquês, espanhol, finlandês, francês, holandês, inglês, italiano, japonês, norueguês, polonês, português, sueco e turco.


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