O melhor pedaço da Maçã.

Como fazer o downgrade do macOS Monterey para o Big Sur

macOS Monterey 12

Já é de praxe: todos os anos, depois de lançar as primeiras versões beta para desenvolvedores, a Apple também aproveita para liberar as versões beta públicas, dando a oportunidade para que as pessoas “comuns” possam ajudar nos testes das novas versões dos sistemas operacionais.

Publicidade

Um desses sistemas é o macOS. A última versão, batizada de macOS Monterey 12, trará alguns aprimoramentos para a experiência do sistema que equipa os Macs.

Porém, se você foi um dos aventureiros que instalou a versão beta pública e se arrependeu, não é preciso entrar em pânico. Com alguns simples passos, você consegue voltar para uma versão estável do macOS Big Sur e, assim, evitar maiores problemas de compatibilidade com aplicativos usados no seu dia a dia, por exemplo. 😄

Iniciando o downgrade

Antes de mais nada, é preciso que você “descadastre” o seu Mac do Apple Beta Software Program, a fim de evitar que novas versões beta públicas sejam instaladas na sua máquina. Para fazer isso, vá em Preferências do Sistema » Atualização de Software e, abaixo do ícone de engrenagem, clique em “Detalhes…”.

Publicidade

Uma caixa de diálogo será aberta dando a opção para que você pare de receber as atualizações das versões beta do sistema. Confirme selecionando “Restaurar Padrões”.

Não esqueça do backup!

Caso não queira perder os seus dados no período que instalou a beta pública, a dica é usar um disco externo ou um pendrive para armazenar esses arquivos, os quais serão perdidos após você restaurar o macOS — sendo assim, copie absolutamente tudo o que considera importante para transferir de novo ao Mac depois.

Caso tenha feito um backup anterior pelo Time Machine antes de ter instalado a beta pública do macOS Monterey, o processo fica ainda mais simples. 😉

Como restaurar o Mac

Primeiramente, desligue o “Buscar” no Mac indo em Preferências do Sistema » ID Apple. Ao lado do “Buscar Mac”, clique em “Opções…” e depois em “Desativar” (novamente, ao lado de “Buscar Mac”).

Publicidade

Agora, será preciso colocar o Mac no Modo de Recuperação:

  • Em Macs com Apple Silicon: com o Mac desligado, mantenha o botão de ligar pressionado até visualizar as opções de inicialização. Clique no ícone de engrenagem “Opções” e depois em “Continuar”.
  • Em Macs com processador Intel: ligue o Mac e mantenha pressionadas as teclas R até visualizar o logo da Apple ou outra imagem.

Feito isso, selecione “Restaurar de um backup do Time Machine” (caso você tenha um backup na ferramenta), escolha o que deseja usar e siga os passos para que o processo seja completado.

Caso você não tenha feito backup no Time Machine, prossiga com a instalação clicando em “Reinstalar o macOS” e, após a conclusão, transfira os arquivos/documentos que armazenou no disco externo de volta para o Mac. 😃

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como fazer downgrade do iOS 15 para o iOS 14

Próx. Post

Como fazer o downgrade do tvOS 15 para o tvOS 14

Posts Relacionados