O melhor pedaço da Maçã.

Mesmo com componentes novos, interior do MacBook Pro de 16″ é similar ao do de 15″ [atualizado]

Desmontagem do MacBook Pro de 16" feita pela iFixit

Depois de mostrar todos os detalhes do novo teclado do MacBook Pro de 16 polegadas, a iFixit (empresa de reparos) terminou a sua tradicional desmontagem do computador. E, ainda que ele tenha novos componentes, seu interior é bastante parecido com o do modelo de 15 polegadas.

Publicidade

O processo de abertura do MacBook Pro continua o mesmo: você retira seis parafusos da tampa traseira e tem acesso aos componentes internos.

Depois de desconectar alguns cabos e tirar do caminho alguns parafusos, é possível retirar a placa lógica do computador (a qual traz componentes como processador, GPU1Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico., RAM2Random access memory, ou memória de acesso aleatório., memória flash, chip de segurança T2, etc.). O problema é que tudo isso, como já sabemos, fica devidamente soldado à placa, impossibilitando qualquer vislumbre de upgrades.

Desmontagem do MacBook Pro de 16" feita pela iFixit

Pensando em reparabilidade, a boa notícia é que as novas ventoinhas (redesenhadas, as quais possibilitam um maior fluxo de ar e um melhor controle da temperatura interna) e as portas Thunderbolt 3 podem facilmente ser retiradas e trocadas.

Os novos alto-falantes (no total, seis), a bateria de 99,8Wh (11,36V e 8.790mAh), o teclado e a Touch Bar, infelizmente, são colados na carcaça, o que dificulta bastante as coisas quando se pensa em reparo. Por outro lado, o trackpad é “facilmente” removível.

Desmontagem do MacBook Pro de 16" feita pela iFixit

Vale ressaltar, ainda, que o Touch ID (o qual também funciona como botão de liga/desliga), por conta da sua ligação direta com o chip de segurança T2, também está atrelado à placa lógica — o que dificulta a sua troca.

YouTube video

A nota final do MacBook Pro de 16″ no quesito reparabilidade? Um vergonhoso 1 de 10 — nesse ponto, infelizmente, a máquina não trouxe avanços.

Atualização, por Rafael Fischmann 19/11/2019 às 18:14

Com a ajuda do MacRumors, a iFixit atualizou hoje o teardown com uma nova descoberta: um sensor que identifica o ângulo de abertura da tampa do MacBook Pro de 16″.

Sensor de ângulo da tampa do MacBook Pro de 16"

Resta saber para que é esse novo componente, exatamente. Pode ser apenas para a coleta de dados internos na Apple (devido ao “flexgate”, quem sabe?), ou quem sabe pode ser para um futuro recurso exclusivo no macOS ainda não anunciado.

Palpites?

Notas de rodapé

  • 1
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.
  • 2
    Random access memory, ou memória de acesso aleatório.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções do dia na App Store: Ocmo, “The Girl Who Sold the World”, Theine e mais!

Próx. Post

Apple lança novo aplicativo para desenvolvedores

Posts Relacionados