O melhor pedaço da Maçã.

Apple doa iPhones 11 a estudantes vulneráveis para ensino de fotografia

A iniciativa é uma parceria com a ONG 100cameras

Muito se fala sobre como os smartphones recentes, em especial os iPhones 11 e 11 Pro, são ferramentas capazes de competir com DSLRs várias vezes mais caras em certas situações. Um efeito colateral positivo disso é a democratização da fotografia — isto é, você não mais precisa gastar dezenas de milhares de reais (ou dólares) para capturar cliques com um ar quase profissional.

Publicidade

Obviamente, de qualquer forma, há de se pesar a aplicação do termo “democratização” aqui, considerando que ainda estamos falando de smartphones que custam centenas de dólares (ou milhares de reais). Bom, ao menos a Apple está fazendo algumas parcerias para amenizar esse degrau.

Digo isso porque a Maçã anunciou ontem uma colaboração com a ONG 100cameras, dedicada a ensinar fotografia a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em várias partes dos Estados Unidos. Como parte da parceria, a Apple doou iPhones 11 aos estudantes da DRW College Prep, uma escola secundária localizada numa área empobrecida de Chicago.

Os alunos participaram de oito aulas de fotografia com a 100cameras usando os aparelhos da Maçã; ao fim do curso, eles fizeram excursões fotográficas para realizar ensaios e obras fotográficas utilizando os iPhones e seus conhecimentos recém-adquiridos. O resultado é um olhar sensível e poético sobre um lado pouco conhecido de Chicago — e vocês podem conferir algumas das criações logo abaixo [cliquem/toquem nas imagens para ampliá-las]:

As fotografias dos estudantes foram impressas e vendidas pela 100cameras; toda a receita gerada com as impressões foi destinada a organizações comunitárias locais dos bairros dos jovens fotógrafos. A cofundadora e CEO da 100cameras, Angela Popplewell, exaltou a iniciativa da ONG e da Apple:

Para residentes de uma área de Chicago frequentemente esquecida, receber um iPhone que foi lançado apenas algumas semanas antes pareceu uma oportunidade única na vida. A animação dos estudantes para usar as ferramentas de câmera específicas desse modelo estimulou ainda mais a criatividade deles, e foi incrível ver como eles escolheram o Modo Retrato e a lente ultra-angular para realmente capturar o ponto de vista e as expressões próprias de cada um.

Muito legal, não? Esperamos que essas iniciativas de especialização e de preservação da memória coletiva sejam espalhadas por outros locais — alô, Apple, tem muitos lugares no Brasil que se beneficiariam de um programa como esses!


iPhone 11

Botão - Comprar agora

iPhone 11

de Apple

Preço à vista: a partir de R$ 4.499,10
Preço parcelado: em até 12x de R$ 416,58
Cores: branca, preta, verde, amarela, roxo e (PRODUCT)RED
Capacidades: 64 GB, 128GB ou 256 GB
Lançamento: setembro de 2019

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções do dia na App Store: FineReader OCR Pro, Your GPS Location Finder Pro, File List Export e mais!

Próx. Post

Nova lei alemã forçará Apple a abrir chip NFC do iPhone para outros sistemas de pagamento

Posts Relacionados