O melhor pedaço da Maçã.

WWDC 2016: watchOS 3 virá com muitas melhorias em performance, novos apps nativos e mais!

A conferência da Apple para desenvolvedores em 2016 começou de uma forma diferente: relembrando os 50 mortos na tragédia ocorrida em Orlando, nesta semana. O CEO Tim Cook pediu a todos que levantassem para um momento de silêncio pela tragédia. Segundo o executivo, o que vimos foi “um ato de terrorismo e ódio, com o objetivo de destruir”. Ele ainda destacou que a diversidade da Apple é o que torna a empresa tão forte.

Publicidade

Tim Cook no palco da WWDC 2016

A WWDC 2016

Após a homenagem, Cook destacou alguns números desta WWDC, a 27ª realizada pela empresa. São agora 13 milhões de desenvolvedores registrados na Apple; os ingressos para o evento se esgotaram em tempo recorde, com participantes de 74 países diferentes (mais de 70% estão ali pela primeira vez). Ao todo são 5.000 participantes, dos quais 350 receberam bolsas acadêmicas. Mais de 100 participantes têm menos de 18 anos de idade — a mais nova é uma garota de apenas 9 anos! 🙋🏽

A WWDC 2016 terá mais de 100 sessões, 150 laboratórios de hands-on e 1.000 engenheiros participando do evento.

App Store

Alguns números da App Store também foram compartilhados na apresentação inaugural da WWDC. São agora 2 milhões de títulos disponíveis na loja, os quais foram baixados mais de 130 bilhões de vezes!

Publicidade

A empresa está chegando a US$50 bilhões pagos a desenvolvedores, um número incrível.

watchOS 3

A primeira grande novidade do evento foi o watchOS 3.

watchOS 3 rodando em Apple Watches

Como esperado, a empresa focou primordialmente em performance, de forma a fazer apps abrirem instantaneamente no Watch. Apps favoritos agora ficam na memória, updates são realizados em plano de fundo, informações são atualizadas rapidamente e aplicativos oferecem abertura instantânea — sem dúvida o que melhorará bastante a utilização do relógio, que hoje é bem lenta.

Publicidade

No novo sistema, o botão lateral abaixo da Digital Crown mostra seus apps favoritos, em vez de contatos rápidos. Todos os apps agora são tanto “inteiros”, a ideia de Resumos (Glances) meio que “caiu”. E as miniaturas de apps que ali aparecem estão atualizadas em tempo real, ou seja, você não precisa selecionar o app de fato para conferir informações atualizadas. No watchOS 3 temos também uma Central de Controle, deslizando de baixo para cima na tela.

Publicidade

Mensagens agora são respondidas mais rapidamente, com botões fáceis logo abaixo da mensagem recebida. Há também um novo método de entrada de texto: Scribble (você mesmo desenha as letras na tela, são reconhecidas e transformadas em texto).

watchOS 3 rodando em Apple Watches

O mostrador do Mickey, sem dúvida, faz bastante sucesso entre muitos usuários. Mas cadê a diversidade?! Agora temos um mostrador da Minnie também, além de cores variadas para personalização. Há também um novo mostrador focado em Atividade, para quem usa muito o Watch para se exercitar (com versões analógicas e digitais). Um novo mostrador, chamado Numerals, destaca apenas a hora do momento que se movimenta pela tela.

Mostrador Atividade do watchOS 3 rodando num Apple WatchNo watchOS 3, é só deslizar na tela para alterar entre mostrador, reduzindo um passo em relação a antes. Complicações também se tornaram mais fáceis de serem inseridas. O app Cronômetro (Timer) agora também traz opções padrão de tempo, podendo ser iniciado com apenas um toque. Mas há também novos apps, como Lembretes e Buscar Meus Amigos.

Outra novidade é um atalho de emergência, acessível ao pressionar e segurar o botão lateral abaixo da Digital Crown. Em poucos instantes, você pode ligar para a polícia. E tudo é automatizado, inclusive com o envio de uma mensagem com a sua localização e dados médicos preenchidos pelo app Saúde do iOS. Esse recurso de emergência funciona em qualquer lugar do mundo, sabendo exatamente para qual número ligar (nos Estados Unidos é o 911, aqui no Brasil seria o 190).

Outra novidade do watchOS 3: compartilhamento de atividades. Dentro do app Atividades, você desliza para a direita para comparar seus resultados com parentes e amigos. Ali, você pode classificar a lista como quiser para facilitar a comparação entre todos os membros do grupo. Ao tocar em qualquer pessoa na lista, você acessa um detalhe sobre todo o registro de atividades dela, e você pode inclusive enviar uma mensagem para a pessoa diretamente dali, do Atividade. O watchOS já traz algumas mensagens pré-definidas que têm relação com exercícios.

Atividade do watchOS 3 sendo usado por garota num Apple Watch

A empresa também tem pensado bastante em cadeirantes e sabe que os algoritmos nesses casos mudam completamente. Até mesmo a direção dos movimentos feita para girar as rodas da cadeira varia por pessoa e de acordo com o exercício que ela está realizando. A Apple trabalhou com grandes fundações especializadas em cadeirantes para aprimorar ao máximo os algoritmos do watchOS, de forma a captar dados corretamente — até mesmo o alerta que lembra os usuários a levantar de hora em hora muda, nesse caso: “Time to roll”!

watchOS 3 num Apple Watch sendo usado por um cadeirante

Breathe do watchOS 3 rodando num Apple WatchSaindo das atividades mas continuando no tema saúde, a Apple apresentou também um novo app chamado Breathe (Respire). A ideia é orientar usuários a respirar corretamente, aprimorando a sua saúde, se acalmando e reduzindo o estresse. Você pode inclusive configurar lembretes periódicos de forma a tornar o uso do Breathe uma prática diária. O app em si traz visuais bem bacanas, mas também funciona para quem preferir usá-lo com a tela apagada (sentindo os orientações via pulsos). Após terminar um “exercício de respiração” no Breathe, você tem um relatório completo da sua performance — tal como no app Atividade.

O watchOS 3 virá com uma série de novas APIs1Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações., incluindo suporte ao Apple Pay, exercícios em plano de fundo com leitura de batimentos cardíacos e acesso ao giroscópio, suporte a SpriteKit e SceneKit, novos gestos, eventos, vídeos inline, áudio, Game Center, CloudKit e por aí vai.

A primeira beta do watchOS 3 estará disponível ainda hoje para desenvolvedores, e o upgrade para todos os usuários no outono do hemisfério norte.

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Edite facilmente os metadados de suas fotos com o app Metapho

Próx. Post

WWDC 2016: Apple TV ganha novos canais, e tvOS será aprimorado

Posts Relacionados