O melhor pedaço da Maçã.
Imagem de divulgação do iOS 12

iOS 12 está agora disponível com mais performance, Memoji, notificações agrupadas, Atalhos da Siri e muito mais!

Quem testou o iOS 12 desde as primeiras versões beta não tem dúvidas: trata-se de um sistema definitivamente mais polido e rápido. Até mesmo em modelos de iPhones e iPads mais antigos, a décima segunda versão do iOS deu “uma nova vida” — e olha que estamos falando de versões de teste, não a final. No total, foram 12 compilações liberadas pela Apple no período de testes, que começou no dia 4 de junho.

Publicidade

Foram meses de espera e um novo recorde de liberações para desenvolvedores e participantes do Apple Beta Software Program. Mas se você resistiu bravamente às tentações de instalar uma versão “ainda em desenvolvimento”, o seu momento chegou: a empresa acaba de liberar a versão final do iOS 12 (com a mesma compilação da versão Golden Master, a 16A366) para todos os usuários de iPhones, iPads e iPods touch compatíveis.

Confira abaixo a lista de aparelhos que podem receber o sistema:

Ícone do iPhone com o iOS 12 iPhones

  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone X
  • iPhone 8
  • iPhone 8 Plus
  • iPhone 7
  • iPhone 7 Plus
  • iPhone 6s
  • iPhone 6s Plus
  • iPhone 6
  • iPhone 6 Plus
  • iPhone SE
  • iPhone 5s

Ícone do iPod com o iOS 12 iPods touch

  • iPod touch (6ª geração)

Ícone do iPad com o iOS 12 iPads

  • iPad Pro de 12,9 polegadas (2ª geração)
  • iPad Pro de 12,9 polegadas (1ª geração)
  • iPad Pro de 10,5 polegadas
  • iPad Pro de 9,7 polegadas
  • iPad (6ª geração)
  • iPad (5ª geração)
  • iPad Air 2
  • iPad Air
  • iPad mini 4
  • iPad mini 3
  • iPad mini 2

Além desses dispositivos, o iOS 12 também vem com o audioOS 12 — a mais nova versão do sistema operacional que roda no HomePod. Confira todas as novidades dele nesse nosso outro artigo.

As novidades do iOS 12

Antes de entrar nas principais novidades em si, se você for curioso vai gostar de passear pelas galerias de screenshots do iOS 12 já que publicamos aqui no MacMagazine. São muitas imagens cobrindo basicamente todos os aspectos e detalhes do sistema, então, não deixe de conferi-las: 1, 2, 3 e 4.

PERFORMANCE

Performance da Câmera no iOS 12

Como disse acima, performance é um dos grandes diferenciais do iOS 12. Quer exemplos? Na prática, a Apple promete em desempenho até 70% mais rápido para acessar a câmera, até 50% mais rápido para exibir o teclado e até 2x mais rápido para abrir apps sob atividade intensa (tudo isso testado num iPhone 6 Plus).

Publicidade

As animações estão mais fluidas e rápidas em todo o sistema. Quando você abre a Central de Controle, usa os recursos de multitarefa ou navega em apps, tudo é mais fluido e sem interrupções.

MEMOJI

Publicidade

Se no ano passado os Animojis foram uma grande novidade, neste temos os Memojis. Eles são basicamente rostos que podem ser personalizados nos mínimos detalhes, criando assim uma representação digital para chamar de sua. Você pode criar quantos personagens quiser para usar tanto no Mensagens quanto no FaceTime.

Animoji e Memoji no iOS 12

E por falar em Animojis, eles também ganharam novidades no iOS 12 — mais precisamente novos personagens (coala, tigre, fantasma e tiranossauro), reconhecimento de línguas e piscadas, e gravações com duração de 30 segundos em vez de só 15! 😝

REALIDADE AUMENTADA

Graças ao ARKit 2, desenvolvedores agora podem criar experiências mais envolventes usando realidade aumentada, permitido, por exemplo, que várias pessoas participem dessas experiências ao mesmo tempo. Objetos de realidade aumentada agora podem ser mandados pelo app Mensagens ou Mail e depois vistos no mundo real. O iOS 12 conta ainda com um novo app chamado Medida (Measure) o qual permite medir objetos reais usando apenas a câmera e realidade aumentada.

Realidade aumentada no iOS 12

Caso queria ver exemplos reais do que está sendo feito com esse tipo de tecnologia, visite esta página da Apple.

TEMPO DE USO

Tempo de Uso no iOS 12

O Tempo de Uso é um recurso que permite entender quanto tempo você e seus filhos passam acessando apps, visitando sites e usando seus aparelhos como um todo. São gerados relatórios semanais sobre uso de apps, notificações e até mesmo de quantas vezes você pegou o aparelho! Tudo isso tem como princípio fazer você aproveitar melhor e de forma mais consciente o tempo que passa no seu iPhone ou iPad — possibilitando, inclusive, que você ajuste e controle quanto tempo quer gastar por dia em um determinado app, site ou categoria de apps específica.

NOTIFICAÇÕES E NÃO PERTURBE

Além de — finalmente! — voltar a agrupar notificações de um mesmo aplicativo para facilitar tanto a organização quanto a limpeza das notificações, no iOS 12 elas agora contam com ajustes instantâneos. Isso quer dizer que, pela própria notificação, você tem acesso a um “painel de controle” para alterar as configurações a fim de que tal notificação lhe interrompa menos ao longo do dia. Você pode enviar alertas de apps específicos para a Central de Notificações ou desativar as notificações por completo.

Notificações e Não Perturbe no iOS 12

Para aqueles momentos em que você não quer ser interrompido por nenhum alerta, mensagem ou ligação, é possível ativar o Não Perturbe de uma forma mais inteligente, seja em situações (uma reunião) ou locais específicos (no cinema ou na faculdade). Quando o evento acabar ou você for para outro lugar, o recurso é desativado automaticamente.

FOTOS

O compartilhamento de fotos ficou mais fácil — graças à nova aba “Para Você”, que tem os destaques da sua fototeca e sugestões automáticas de compartilhamento com seus amigos e familiares que aparecem nas fotos. Se os seus amigos estiverem usando o iOS 12, eles também receberão uma notificação para compartilhar as fotos que tiraram no mesmo evento.

Fotos no iOS 12

Já as Sugestões de Busca ajudam a encontrar a foto que você procura ou a redescobrir uma memória antiga que ficou esquecida. No iOS 12, mesmo antes de começar a digitar, você vê sugestões de eventos recentes, pessoas e lugares. Os resultados das buscas também estão mais inteligentes e precisos, e podem ser refinados adicionando mais palavras-chave.

Aos amantes do formato RAW, agora é possível editar tais imagens no Fotos em modelos de iPhone e iPad com chip A9 ou posterior. Para completar, fotos no Modo Retrato estão melhores pois a câmera agora gera uma máscara ao detectar uma pessoa e faz uma separação inteligente da pessoa em relação ao ambiente.

ATALHOS DA SIRI

Esse recurso é uma união da Siri com os apps que você mais usa no dia a dia, inclusive aqueles feitos por desenvolvedores e não pela Apple. Funciona assim: a assistente virtual sugere atalhos com base na sua rotina até com a tela bloqueada. No app Atalhos (Shortcuts), disponível na App Store, você pode criar os seus e usar sua voz para ativá-los.

Atalhos da Siri no iOS 12

Um exemplo: você pode falar “E aí, Siri, bom dia” e ativar uma sequência de tarefas como acender a luz do quarto (desde que você tenha luzes compatíveis com o protocolo HomeKit), toque uma playlist específica no seu HomePod e trace o caminho para o seu trabalho usando o Waze (desde que o app implemente suporte ao recurso Atalhos, claro).

PRIVACIDADE

A Apple tem um discurso de que privacidade é um direito humano fundamental. Por conta disso, o iOS conta com criptografia integrada, análises inteligentes feitas no próprio aparelho (e não em servidores na nuvem) e outras ferramentas para você escolher como, quando e o que quer compartilhar.

Privacidade no iOS 12

No iOS 12 tudo ficou um pouco melhor, já que o Safari agora impede que botões de compartilhar e widgets de comentários rastreiem você sem sua permissão e evita que anunciantes coletem as características únicas do seu aparelho (o que impossibilita que ele seja identificado ou que anúncios sejam direcionados para você pela internet).

WAZE E OUTROS NO CARPLAY

Apps de navegação de terceiros finalmente poderão dar as caras no CarPlay, que antes era abastecido apenas com o aplicativo nativo do iOS, o Mapas. Isso quer dizer que o aplicativo Waze, o Google Maps e outros poderão ganhar compatibilidade com o CarPlay facilmente — depende, apenas, da empresa/desenvolvedora por trás do app.

APPS REDESENHADOS E MELHORADOS

Os apps Apple Books, Bolsa e Gravador de Voz foram redesenhados; além disso, todos estão agora disponíveis também para iPads.

Apps redesenhados no iOS 12

O Safari agora oferece senhas fortes automáticas (o iOS cria senhas únicas e complexas para todos os seus apps e sites, e elas são salvas no Safari e nos apps automaticamente para que você use senhas mais seguras, mas não precise se lembrar delas); já o app Mensagens está compatível com o preenchimento automático de códigos de segurança (tudo o que você receber via SMS passa a aparecer como sugestão de preenchimento automático).

A Siri no iOS 12 pode mostrar estatísticas e classificações do automobilismo, localizar senhas rapidamente ou procurar suas memórias favoritas — além de traduzir frases para ainda mais idiomas (50 pares). Já nos Ajustes, há mais informações sobre a bateria, com uma tabela de uso que indica o consumo nas últimas 24 horas ou 10 dias — você pode ainda tocar em uma barra para ver o consumo por app nesses períodos.

O QUE AINDA VAI CHEGAR?

Em algum momento da vida do iOS 12 — numa atualização que ainda será liberada —, o FaceTime permitirá conversas com até 32 pessoas de vez por áudio e vídeo. Os rostos dos participantes ficam flutuando na tela do iPhone/iPad e, quando a pessoa fala, a imagem dela aumenta automaticamente.

FaceTime em grupo no iOS 12

Tal recurso estava em teste desde a primeira versão beta do iOS 12, mas foi retirado tanto do iOS quanto do macOS nas sétimas versões beta dos sistemas. Todavia, a Apple prometeu que ele ainda será lançado em 2018. Veremos.

OUTRAS NOVIDADES

Há ainda muitas novidades bem específicas como uma nova opção a qual permite que as atualizações do iOS sejam feitas de forma automática, novos gestos para iPads, favicons no Safari, compartilhamento de senhas por AirDrop e muito mais. Você pode conferir todas as novidades nos mínimos detalhes nesta página.

Precauções antes da instalação

Antes de qualquer coisa, pare tudo o que está fazendo agora e faça um backup completo do seu aparelho antes do update para garantir que, na mínima chance de algo dar errado, todas as suas informações estejam sãs e salvas. Você pode fazer isso de duas formas, pelo iCloud ou pelo iTunes.

Para fazer o backup via iCloud pelo próprio iPad/iPhone/iPod touch, vá em Ajustes » [seu nome] » iCloud » Backup do iCloud, ative a opção “Backup do iCloud” e toque no botão “Fazer Backup Agora”. Obviamente, você precisa ter espaço disponível na sua conta do iCloud para isso; se o seu plano é o gratuito, de 5GB, adianto-lhe que dificilmente você tem espaço suficiente e que provavelmente você terá que migrar para um maior.

Se você prefere fazer backup no seu próprio computador em vez de salvar tudo na nuvem, conecte o seu gadget ao Mac/PC pelo cabo USB do aparelho e abra o iTunes. Nele, clique no ícone do aparelho, escolha a opção “Resumo” e clique em “Fazer Backup Agora”.

Instalando o iOS 12

Você pode atualizar seus aparelhos de três formas diferentes: no próprio dispositivo (OTA; over-the-air), pelo iTunes ou manualmente. É normal os servidores da Apple ficarem sobrecarregados de início, então não estranhe se o download estiver lento nesses primeiros minutos/horas de liberação do sistema — se você puder esperar até à noite (ou amanhã), melhor.

OTA

A forma mais simples de atualizar o seu iDevice é pelo próprio aparelho. Para isso, vá em Ajustes » Geral » Atualização de Software; o update para o iOS 12 deverá estar listado lá. Basta seguir as instruções e, em alguns minutos, todo o processo será concluído.

Atualização do iOS pelo dispositivo

É bom lembrar que, caso você não tenha espaço suficiente disponível no aparelho, o próprio sistema se encarregará de apagar alguns aplicativos para que possa baixar os arquivos relativos à atualização — após o fim do processo, esses apps serão devidamente reinstalados com todas as suas informações.

ITUNES

Você também pode realizar a instalação do iOS 12 pelo iTunes. Basta conectar o dispositivo ao Mac/PC e abrir o software que, muito provavelmente, o aviso da disponibilidade do iOS 12 aparecerá imediatamente. Caso isso não aconteça, você deve ir em “Resumo”, dentro da página do dispositivo, e clicar no botão “Buscar Atualização”.

Atualização do iOS pelo iTunes

Em seguida, basta seguir as instruções na tela do computador e aguardar que o processo seja completado.

MANUALMENTE

O terceiro método, o menos utilizado, envolve fazer o download direto da atualização do sistema para o seu computador e aplicar o update pelo iTunes. Esta pode ser uma boa opção caso você tenha vários dispositivos iguais em casa — neste caso, o download de apenas um arquivo servirá para atualizar todos, o que economiza tempo e banda.

Para realizar o processo, basta baixar o pacote de atualização referente ao seu dispositivo:

Depois, conecte o aparelho ao Mac/PC, abra o iTunes, vá em “Resumo” e clique no botão “Buscar Atualização” enquanto segura a tecla . Na janela que se abrirá, navegue até o arquivo que foi baixado e o selecione. Em seguida, siga as instruções na tela, aguarde alguns minutos e aproveite as novidades.

·   •   ·

Aos que já atualizaram pro iOS 12, compartilhem suas experiências nos comentários abaixo!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

SmartGym 3 chega à App Store totalmente renovado

Próx. Post

Como fazer uma instalação limpa do iOS 12 e deixar o seu iPhone mais rápido

Posts Relacionados