O melhor pedaço da Maçã.

Apple explica sistema de resfriamento do novo Mac Pro

Outras informações da máquina, além dos documentos de suporte, também foram divulgadas
Mac Pro e Pro Display XDR

O novo Mac Pro aterrissou ontem nos Estados Unidos e certamente se tornou o assunto do momento pela segunda vez neste ano (a primeira foi junho passado, quando ele foi anunciado). Como amplamente divulgado, a nova (e cara) workstation da Maçã é o Mac mais poderoso de todos os tempos — todo esse poder, porém, também deve gerar muito calor.

Publicidade

Pensando justamente no melhor funcionamento do Mac Pro e do Pro Display XDR, os engenheiros da Apple precisaram encontrar novas maneiras de lidar com o calor e evitar superaquecimento (algo que poderia atrapalhar consideravelmente a performance das duas novas sensações do momento), as quais foram reveladas pelos executivos da Apple John Ternus e Chris Ligtenberg ao Popular Mecanics.

Na realidade, já sabemos que algumas características do design do Mac Pro e do novo display da Maçã foram feitas pensando justamente no uso desses produtos, não na estética. Nesse sentido, o chassi da máquina está diretamente relacionado ao gerenciamento da temperatura — e, no Pro Display XDR, ao fato de que ele pode usado tanto horizontal quanto verticalmente, inibindo que a orientação atrapalhe a ventilação, como disse Ternus:

[O padrão] nos dá muita área de superfície, o que é extremamente benéfico. [Para o display], queríamos um fluxo [de ar livre] através dos canais, independentemente da orientação.

Pro Display XDR
Traseira do Pro Display XDR

Tal mudança no design externo do Mac Pro também foi necessária pois as soluções anteriormente típicas (como o formato cilíndrico do modo da workstation lançado em 2013) não eram suficientes, segundo Ligtenberg:

É muito fácil prender o ar nos canais. Uma solução comum, passivamente, é ter um gabinete aletado, um dissipador de calor. Isso não foi possível [no novo Mac Pro].

O design externo do Mac Pro funciona junto a outro componente da máquina: as ventoinhas. Existem pequenos ventiladores tanto na workstation quanto no Pro Display XDR para resfriar determinados componentes. Combinando o design termodinâmico e as ventoinhas, o novo Mac Pro possui um fluxo de ar 20% maior do que o modelo anterior, mantendo-o também tão silencioso quanto graças à redistribuição das pás em termos de BPF1Blade pass frequency, ou frequência de passagem de palheta., descreve Ligtenberg:

Anos atrás, começamos a redistribuir as lâminas. Elas ainda são dinamicamente equilibradas, mas na verdade são randomizadas em termos de BPF. Portanto, você não recebe harmônicos enormes que tendem a ser super-irritantes.

Com isso, é possível dizer que o novo Mac Pro é uma máquina tão poderosa quanto funcional, pois todos os detalhes foram realmente “pensados para a expansão”.

Documentos de suporte do Mac Pro

Com o início das vendas do novo Mac Pro, a Apple começou a compartilhar os documentos de suporte da máquina, os quais vão desde a instalação e a substituição de peças da workstation a recomendações de uso de placas gráficas, como a Afterburner.

A Apple alerta que os danos causados por alguma falha decorrente de não seguir tais instruções fornecidas para a substituição de componentes do Mac Pro não são cobertos pela garantia. Portanto, se você pagou R$429 mil pela sua máquina e não quer ter que levá-la para serviços técnicos de terceiros, é melhor seguir bem as orientações a seguir.

Publicidade

Há, também, novos documentos de suporte para o Pro Display XDR:

Ainda sobre o Pro Display XDR, vai aqui uma curiosidade (necessária): se você optou pelo display com vidro de nanotextura (que custa R$54.000), é imprescindível a utilização do pano de microfibra especial que acompanha o produto para realizar a limpeza da tela.

Publicidade

A Apple avisa que aos proprietários do display para nunca usar outros panos na limpeza do vidro (mesmo o padrão) e, se o pano de microfibra que acompanha o Pro Display XDR for perdido, o usuário deverá entrar em contato com o suporte da Apple para que seja enviado outro; porém, não se sabe quanto a companhia cobrará pelo pano exclusivo que limpa o display.

O que o difere dos outros panos de microfibra? Não sabemos, mas você não vai querer apostar para ver, ou vai?

via AppleInsider; MacRumors: 1, 2 | imagem: Australian Online News

Notas de rodapé

  • 1
    Blade pass frequency, ou frequência de passagem de palheta.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Limites para crianças: os novos recursos do Tempo de Uso no iOS 13.3

Próx. Post

Apple repete pior colocação no ranking de melhores empresas para se trabalhar nos EUA

Posts Relacionados