O melhor pedaço da Maçã.

Confira as novidades da 3ª beta do iOS 16, do iPadOS 16 e mais

É só a Apple disponibilizar novas versões betas que toda a comunidade de desenvolvedores (ou aficionados) correm atrás de novidades — e isso não foi diferente com as recém-lançadas terceiras versões de testes do iOS 16, do iPadOS 16, do macOS Ventura 13, do watchOS 9 e do tvOS 16.

Publicidade

Confira abaixo o que cada sistema trouxe de novo — incluindo recursos, curiosidades e até (veja só) nostalgia.

iOS 16

Quem não gosta de uma boa nostalgia? Pois na beta 3 usuários encontraram o que seria o papel de parede utilizado por Steve Jobs na apresentação do primeiro iPhone, há 15 anos — seria uma homenagem?

Apesar da apresentação icônica, o histórico wallpaper com os peixes-palhaço sequer chegou às versões públicas. Alguns usuários estão vendo, mas outros não, o que pode ser apenas um bug. De qualquer maneira, é possível baixar uma versão (estática) em alta resolução por aqui.

Alguns usuários parecem estar vendo um novo papel de parede Clownfish no iOS 16 beta 3. Este é o papel de parede que Steve Jobs usou quando o iPhone original foi anunciado em 2007 — mas ele nunca foi lançado com nenhum iPhone. Aqui estamos, 15 anos depois.

Continuando na nostalgia, anteriormente a Apple já tinha liberado o wallpaper também icônico com a imagem da Terra. Antes, os widgets ficavam atrapalhando a visualização do planeta, mas agora se você tiver widget, a Terra se moverá para baixo; caso contrário, permanecerá logo abaixo do relógio.

Tela Bloqueada iOS 16 - Widget Terra
Imagem: MacRumors

Por falar em widgets, o calendário na tela bloqueada não mostra mais informações dos compromissos. Em vez disso, mostra apenas que existe algum compromisso, mas as informações são borradas até que o dono desbloqueie o aparelho — o que é ótimo para evitar bisbilhoteiros.

Tela Bloqueada iOS 16 - Calendário
Imagem: MacRumors

Continuando na tela bloqueada, na última beta foram adicionados mais dois tipos de fonte, uma mais fina (como a que temos no iOS 15) e uma um pouco mais grossa, para estilizar o relógio digital.

O iOS 16 beta 3 adiciona a fonte mais fina usada no iOS 15 como uma opção para o relógio da Tela Bloqueada. Muitas pessoas queriam, eu acho. Além de uma opção serifada mais grossa. #iOS16

A próxima novidade foi anunciada na keynote de abertura da WWDC22 e agora temos mais detalhes. A Fototeca Compartilhada do iCloud permite facilitar o compartilhamento das suas fotos com seus familiares.

Publicidade

Você poderá configurar, nos Ajustes, se quer compartilhar automaticamente sempre que estiver perto de alguém (por Bluetooth) ou fazê-lo manualmente. Além disso, você verá a opção para ativar o compartilhamento com alguém sempre que tirar alguma foto em casa, mesmo que a pessoa esteja longe. Uma vez que você ativar a Fototeca Compartilhada, a opção será mostrada no app Câmera.

O Compartilhamento Automático [da Fototeca] parece funcionar exclusivamente com base na proximidade do Bluetooth. Você pode optar por compartilhar todas as fotos tiradas em casa, mesmo que outras pessoas não estejam por perto.

Outra novidade relacionada é que você consegue agora ver especificamente o quanto de espaço suas Fotos e Vídeos estão utilizando no iCloud.

No iOS 16‌, usuários poderão também adicionar cartões virtuais (oferecidos por alguns bancos) para realizar compras pelo Safari. Utilizando o Preenchimento Automático para os cartões, é possível evitar que os dados de seus cartões fiquem à mostra na tela.

iOS 16 - Certões Virtuais no Safari
Imagem: 9to5Mac

Em Ajustes, a opção de procurar por novas atualizações do sistema também foi modificada levemente. Agora, quando você toca na versão, o alerta está mais simples (não há mais popup) e retiraram o link para o site da Apple.

iOS 16 - Tela de atualizações
Imagem: MacRumors

Ainda nos Ajustes, quando você visualiza umas das opções do iCloud+, há uma tela a mais com explicações dos recursos.

Publicidade

No aplicativo Lembretes, algo bem simples — mas que já era pedido há tempos por usuários — foi adicionado. Agora, você pode optar por mostrar no contador tanto as tarefas que já venceram quando as que vencem “Hoje”.

Na beta 3, há uma nova opção chamada “Incluir Vencimento Hoje”, que faz com que o contador mostre todos os itens vencidos e “Vencidos Hoje”. 🧡 OBRIGADO EQUIPE DO LEMBRETES!

Além dessas novidades, é bom lembrar que também nesse beta apareceu o Modo de Bloqueio, sobre o qual já tratamos aqui.

watchOS 9

Aparecendo em conjunto no iOS 16 e no watchOS 9, usuários agora têm acesso ao histórico de fibrilação atrial, outro recurso já citado na keynote da WWDC22 (limitado aos Estados Unidos, por enquanto, e ao Apple Watch Series 4 e posteriores — exceto o SE).

iOS 16 - Histórico de Afibrilações
Imagem: MacRumors
A partir do watchOS 9 beta 3, o novo recurso de Histórico de Fibrilação Atrial foi ativado no Apple Watch Series 4 e mais recente nos Estados Unidos.

iPadOS 16

No iPadOS, a estrela do “show” tem sido o Stage Manager e suas opções de multitarefa para o tablet da Maçã. Na beta 3, ele ganhou uma nova tela de passo a passo para como usá-lo, assim como uma leve atualização no menu (agora com opções identificadas) e um novo seletor de janelas.

Menu multitarefa atualizado no iPadOS 16 beta 3. Todas as opções estão identificadas agora.

Novo seletor de janelas no iPadOS 16 beta 3 para apps com várias janelas abertas. Várias janelas agora são mostradas na bandeja esquerda do Stage Manager.

Ainda falando do Stage Manager, a Apple passou a permitir na beta 3 que aplicativos do iPhone rodem como janelas individuais no recurso de multitarefa — e, para aplicativos populares do iOS que não possuem uma versão otimizada para iPadOS, como o Instagram, isso significa que usuários podem obter uma experiência “seminormal” graças à nova interface, como visto pelo MacRumors.

Apps rodando no Stage Manager
Imagem: MacRumors

macOS Ventura 13

Por fim, um detalhe pequeno está de volta ao macOS: as animações do trackpad. Apesar do retorno, as animações foram modificadas para ficar com a cara do sistema novo.

Nosso longo pesadelo nacional acabou: os vídeos do trackpad estão de volta no macOS Ventura

Por enquanto, não houve nenhuma atualização ou novo detalhe sobre o tvOS 16. Assim que surgir mais detalhes dos sistemas, é claro, voltaremos a falar deles.

via MacRumors [1, 2], 9to5Mac [1, 2]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como desinstalar um app do Chrome [Mac]

Próx. Post

Fones Bowie H1, da Baseus, têm muita bateria e ANC avançado

Posts Relacionados